Dr. Vinícius Rodrigues atua como médico na cidade e foi fundamental nas ações de enfrentamento ao Covid-19
Na noite desta segunda-feira (18), por iniciativa do vereador Vinícius Aith (PRTB), em sessão solene a ser realizada na Câmara Municipal de Sorocaba, o Legislativo Sorocabano irá realizar a entrega do Título de Cidadão Emérito ao ex-secretário da Saúde, Dr. Vinícius Rodrigues.
Dr. Vinícius, como é mais conhecido, é natural de Sorocaba e se destacou no enfrentamento a Covid-19, na expansão de leitos, além da logística de vacinação; também possui uma carreira consolidada como médico, especialista em Imagenologia, tendo atendido a milhares de pacientes no setor público e em hospitais particulares do Município e participado da implantação do Hospital Regional de Sorocaba - Adib Jatene.
Histórico
Nascido em Sorocaba em 03 de setembro de 1988, Vinícius Tadeu Sattin Rodrigues, é filho de Neusa Rodrigues de Oliveira e Durval Antunes; irmão de Alice Aparecida Rodrigues Ferreira Francisco, Flávia Aparecida Rodrigues Ferreira e Leandro Tadeu Rodrigues Ferreira; casado com a médica nefrologista Luciana Adorno Sattin Rodrigues, pai de Rafael e de Felipe, que está a caminho.
Estudou no Colégio Objetivo de Sorocaba e, com apenas 18 anos, deixou sua cidade para cursar a Faculdade de Medicina de Marília (Famema), universidade pública estadual.
Retornou à sua terra em 2016, com a residência concluída em Imagenologia e experiência pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Dr. Vinícius Rodrigues, como é mais conhecido, atuou em diversos serviços de saúde, públicos e privados da região; cursou pós-graduação em MBA em Gestão em Negócios na Saúde e participou da implantação do Hospital Regional de Sorocaba - Adib Jatene.
Acreditando que a Política pode melhorar a qualidade de vida da população, aceitou concorrer a uma vaga para deputado federal, e, apesar de ser a primeira tentativa, ficou como 1º suplente do PSL.
Tendo carreira consolidada, em meio a uma pandemia, abraçou a missão de contribuir com a rede municipal de Saúde, liderando o enfrentamento da Covid-19, encarando o desafio de ser secretário municipal da Saúde em Sorocaba.
Logo que assumiu a Secretaria da Saúde (SES), Dr Vinícius Rodrigues iniciou um planejamento para a implantação de Centros de Estabilização Covid, na intenção de garantir leitos de tratamento da doença à população na cidade, além da ampliação de outros leitos em hospitais já contratados.
No pior momento da pandemia, a cidade chegou a ter aproximadamente 300 leitos Covid municipais. Outra medida importante, foi a criação de seis unidades sentinelas Covid, para triar o fluxo de casos suspeitos e confirmados da doença.
Com o início da vacinação, imediatamente agilizou um planejamento para imunizar a população o mais rapidamente possível, conforme o envio de doses do Estado. Atualmente, mais de 1,5 milhão de doses já foram aplicadas na população de Sorocaba, em pessoas a partir dos 12 anos de idade. Isso representa mais de 100 ações de vacinação organizadas.
Com o avanço da vacinação e outras medidas preventivas, a cidade reduziu em mais de 80% os casos, internações e óbitos por Covid.
Em paralelo à pandemia, dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Policlínica Municipal de Especialidades, passaram por importantes revitalizações com o objetivo de promover um atendimento de mais qualidade à população e melhor condição de trabalho aos profissionais da Saúde.
Providenciou ainda a publicação do edital de chamamento para projeto de construção do Complexo Hospitalar Municipal; a entrega de 226 tablets para informatizar o atendimento dos Agentes Comunitários de Saúde; a implantação do Prontuário Eletrônico em todas as UBSs, e a volta do atendimento itinerante dos Ônibus Azul e Rosa.
Para zerar uma fila de espera de mais de seis anos, organizou a compra de mais de dois milhões de fraldas geriátricas; ampliou também a oferta de mamografia e de ressonância magnética; bem como de serviços na Santa Casa, no BOS e no GPACI, onde implantou um serviço de Escuta Especializada Contra Violência Infantil.
Entre outras melhorias, durante a gestão do secretário, foi criado o site “Meu Remédio Sorocaba” para informar o estoque, em tempo real, dos medicamentos das UBSs e auxiliar o munícipe em sua programação para a retirada de remédios.
Diante das filas de espera por consultas, exames e cirurgias, que se estendem há anos na cidade, tornou possível, pela primeira vez no SUS, o atendimento de Lico Laser, que é um procedimento para o tratamento de cálculos ureterais, sem exigir nenhum tipo de incisão.
Ainda em continuidade ao trabalho para zerar as filas do SUS em Sorocaba, a Secretaria da Saúde, sob sua gestão, contratou 300 médicos por meio de processo seletivo, outros, 400 através do Programa “PJ Médico”, estabeleceu convênio para trazer 270 internos do curso de Medicina na cidade para reforçar o atendimento das unidades de saúde e planejou a realização de mutirões.
Com o seu trabalho dedicado, por longas horas todos os dias, reorganizou a administração da Secretaria Municipal da Saúde, garantindo melhor cuidado com o dinheiro público e maior dinamismo da gestão pública na área.
Ao longo de sua trajetória na vida pública, já realizou mais de 15 mil atendimentos, sendo amplamente elogiado por sua dedicação e carisma com os munícipes.