25/04/2022 08h45
Facebook

Segundo o vereador, famílias com crianças no colo e pessoas com deficiência enfrentam extensa fila para conseguir ingresso

Mais de 20 minutos na fila para comprar o ingresso que dá acesso ao Parque Zoológico Quinzinho de Barros. Foi o que constatou o vereador Fernando Dini (MDB), observando que há meses vem cobrando providências para resolver este problema que obriga as famílias a permanecerem sob o sol ou chuva. 

Na sexta-feira, 22, centenas de visitantes e turistas, mais uma vez, enfrentaram essa situação, um dia após o feriado de Tiradentes em que uma parcela dos trabalhadores emenda com o final de semana. Na fila sob o sol, crianças de colo e pessoas com deficiência.

“Os ingressos poderiam ser vendidos previamente pelo aplicativo, pela internet, por totens em frente ao zoológico e no mínimo esperávamos que tivesse mais de uma bilheteria funcionando em tempo integral em um dia como hoje”, ressalta o vereador Fernando Dini. 

Para o vereador, há anos o Zoológico Municipal está sendo negligenciado como um instrumento de educação ambiental. Ele critica a Secretaria de Meio Ambiente pela forma em que se encontra a venda de ingressos e a falta de sinalização atualizada e adequada. “Tem muita sinalização apagada, não há o QRCode para acessar informações sobre os animais em todos os recintos”, avalia Fernando Dini. Há meses o vereador tem cobrado da Prefeitura a promessa feita há mais de um ano de que seriam iniciados os trabalhos para a revitalização do zoológico. A última reforma foi feita há quase duas décadas, em 2004.

Fernando Dini destaca a importância do Zoológico de Sorocaba para a preservação da natureza, promovendo a reprodução de animais em risco de extinção. Inaugurado em 20 de outubro de 1968, o Zoológico Quinzinho de Barros é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. O parque desempenha o importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Fernando Dini/MDB)