Por iniciativa do vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos), o título foi entregue à cabeleireira Jaqueline de Fátima Sardi, a Jake Sardi
A líder comunitária Jaqueline de Fátima Sardi, mais conhecida como Jake Sardi, foi homenageada com o Título de Cidadã Sorocabana em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de terça-feira, 26, por iniciativa do vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos).
Além do vereador, que presidiu a solenidade, a mesa de honra também foi composta pelo prefeito Rodrigo Manga; o vereador Fábio Simoa (Republicanos); a secretária de Governo, Samira Toledo; e o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão; e o médico Vinícius Rodrigues, ex-secretário de Saúde.
O evento contou com apresentações do pianista Hamilton de Oliveira e da ginasta Lavínia Ferraz da Conceição. Na mesa estendida, também estiveram presentes: Sérgio Sá, pai da homenageada; Paulo e Paula, irmãos da homenageada; Caio Oliveira, assessor do deputado federal Marcos Pereira; Vanessa Oliveira, diretora de área da Saúde; Tânia Tonet, chefe de divisão em Educação e Saúde; Sônia Aparecida Montanheiro de Campos, presidente da Associação de Amigos de Bairro do Jardim Ipiranga; e Rosangela Parisini, secretária executiva do Movimento Feminino Republicanos de Sorocaba.
Também presentes: o ex-vereador Wanderley Diogo; Cecília Lopes, presidente da ONG Lucas Vive; Vicente dos Santos, vice-presidente do Instituto Cleusa Prado; Dirceu Ribeiro, do Republicanos; Letícia Gebaile, apresentadora; Patrícia Vieira, do Fundo Social de Solidariedade; Miguel Prado, Cleusa Prado, Marcela Cunha, Vera Lúcia Rodrigues Alves e Iracema Alves Lima, amigos da homenageada.
Trabalho social – Em seu discurso, o vereador Vitão do Cachorrão justificou a entrega do título de cidadania, o primeiro de seu segundo mandato, e destacou o trabalho social desenvolvido pela homenageada: “Sorocaba precisa de gente igual a Jake Sardi. Por toda dedicação à comunidade, pela retidão e relevante contribuição para a sociedade, esse título é mais do que merecido”, afirmou o vereador.
O prefeito Rodrigo Manga parabenizou Vitão do Cachorrão pela homenagem e, a exemplo de outras autoridades que se pronunciaram, ressaltou que Jake Sardi jamais pediu qualquer coisa para si mesma, mas sempre para a comunidade. As demais autoridades presentes – entre elas, o vereador Fábio Simoa (Republicanos) – também saudaram Jake Sardi e ressaltaram seu trabalho como líder comunitária.
Dados biográficos – Jaqueline de Fatima Sardi, mais conhecida como Jake Sardi, nasceu em 2 de dezembro de 1975 na cidade de Andirá, no Estado do Paraná, e veio para Sorocaba com a família aos três anos de idade, com mais quatro irmãos. A família instalou-se no Jardim Lilu, hoje Jardim Ipiranga, onde reside há 43 nos.
Jake Sardi trabalha no seu salão de beleza como cabelereira e, conforme ressaltou Vitão do Cachorrão, vivenciou todas as transformações pelas quais o bairro passou. É conhecida por sempre ajudar a comunidade, tornando-se uma referência no bairro por prestar serviços sociais voluntariamente. Em 2020, foi candidata a vereadora pelo Partido Republicanos, tendo obtido 553 votos.