Nesta quarta-feira, 27, o vereador Fábio Simoa (Republicanos) se reuniu on-line com a ouvidoria do Banco Mercantil e a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), para tratar de sugestões para amenizar as filas nas agências nos inícios dos meses.
Em 2022 chegaram à ouvidoria do Procon seis denúncias de extensas filas do Banco Mercantil, que compreende as três agências no município, sendo duas no Centro e uma na Zona Norte. Após esses episódios, no mês de março desse o prefeito Rodrigo Manga sancionou a Lei n° 12.524/2022 (de autoria do Executivo), com o intuito de frear as extensas filas das agências bancárias e penalizar as que descumprirem a legislação. O vereador Fábio Simoa frisa que o intuito não é prejudicar nenhuma instituição bancária.
O Procon sugeriu à ouvidoria do Banco Mercantil algumas medidas para frear as filas, como expansão da equipe para auxiliar os clientes nos caixas de autoatendimento, já que esse público é 80% composto por idosos; diluição da demanda do INSS, cujos clientes beneficiários são encaminhados às terças-feiras, gerando filas nesse dia; e investir na comunicação com o cliente, com o intuito de agendar o primeiro pagamento, para diluir a demanda. Segundo a ouvidoria do Banco Mercantil, as sugestões serão encaminhadas ao superintendente da central, para averiguar a possibilidade de serem implementadas.
“Nosso mandato tem a prerrogativa da fiscalização, independente da causa. Nosso objetivo é servir e trazer melhorias para a população”, frisa Fábio Simoa.
(Assessoria de imprensa – vereador Fábio Simoa – Republicanos)