O programa “Manhã Câmara” desta sexta-feira, 29, com apresentação de Priscilla Radighieri e Marcelo Araújo, recebeu o diretor, produtor e roteirista de vídeo e cinema, professor Cleiner Micceno. O entrevistado falou sobre sua carreira no audiovisual, desde os primeiros vídeos produzidos em VHS.
Após a produção de clipes musicais e vídeos institucionais, Micceno produziu em 2005 seu primeiro documentário “Feira da Barganha: a tradição das tropas”, contando a história da tradicional feira sorocabana, que passou por dezenas de locais antes de se fixar no Horto Florestal, na Zona Norte da cidade. Com a mesma temática, rodou anos depois “Extremos: Histórias Cotidianas”. O diretor defendeu a valorização do evento que classificou como um dos “maiores símbolos” da cidade, onde “todo sorocabano se encontra”. “São centenas de pessoas que dependem da feira, que é parte importante da cultura sorocabana”, frisou.
Miceno destacou que seu trabalho procura representar a diversidade e falou ainda sobre a evolução social e tecnológica, desde o início de sua carreira. “Quando você trabalha com documentário, você precisa trazer realidades que as pessoas não estão acostumadas”, afirmou. Outros trabalhos produzidos pelo documentarista retratam as raízes do rock em Sorocaba e em Votorantim.
Atualmente, Micceno está produzindo a segunda temporada da série documental “Jumirim Memórias”. O entrevistado também falou sobre o projeto “Filmes Cults nas Quartas”, sob sua curadoria, que existe há mais de dez anos, antes na extinta Oficina Cultural Grande Otelo, e agora na Biblioteca Infantil, sendo realizada quinzenalmente. Ao final da entrevista, o documentarista comentou a produção do curta-metragem “Poeira”, resultado de um workshop na cidade de Itatinga, que mostra o esforço de estudantes locais para frequentar a escola.
Também anunciou que lançará em breve um podcast sobre o universo do vinil, com a participação de bandas e produtores de discos de vinil. O programa “Manhã Câmara” com Cleiner Micceno está disponível nas redes sociais da Câmara Municipal.