02/05/2022 12h43
atualizado em: 02/05/2022 13h47
Facebook

No programa "Bate-Papo com os Vereadores", o vereador também falou sobre emprego e o trabalho de fiscalização realizado por seu mandato

O papel fiscalizador do parlamento, a importância das questões municipais na vida do cidadão e a educação política como um dos pilares da cidadania e do regime democrático foram alguns dos temas abordados pelo vereador Péricles Régis (Podemos) em entrevista ao programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara. No programa conduzido por Carlos Garbo, o vereador também falou sobre as ações de seu mandato, enfatizando o papel do requerimento como instrumento de fiscalização do Executivo e enfatizou que o trabalho do Legislativo é peculiar e difícil de ser compreendido, por isso é importante a população acompanhar o que ocorre no Parlamento.

Lembrando que o Poder Legislativo é um colegiado, composto, no caso de Sorocaba, de 20 vereadores, Péricles Régis enfatizou que ninguém faz nada sozinho e conclamou a população a participar dos trabalhos da Casa, buscando acompanhar ações de todos os parlamentares. Ele conta que, desde seu primeiro mandato, busca fazer um trabalho de educação política com o cidadão, explicando como funciona a Câmara Municipal, através de um processo de imersão do cidadão no cotidiano de gabinete. A próxima edição de seu programa de imersão será na próxima segunda-feira, 9, às 18h30.

Também destacou a importância dos municípios na vida do país. “Muitas vezes a população tende a ficar mais atenta ao que ocorre no governo federal, mas é a Câmara de Vereadores, assim como a Prefeitura Municipal, quem está mais próximo do cidadão. Por isso, é muito importante que a população acompanhe o que está acontecendo no Legislativo de sua cidade e, no caso de Sorocaba, temos os canais de comunicação da Casa que possibilitam esse acompanhamento”, destaca.

Recentemente, Péricles Régis sofreu um acidente de bicicleta quando trafegava pela Rodovia João Leme dos Santos. Contou que uma mulher que também estava andando de bicicleta foi desviar de um buraco e, com isso, colidiram e se machucaram, ainda que não gravemente. O vereador contou que, por meio de uma indicação (que por conta de uma proposta de sua autoria, agora, pode ser enviada para outras esferas que não o Executivo municipal) irá solicitar melhoria na ciclovia da referida rodovia, assim como na malha de ciclovias da cidade. “Sorocaba tem uma malha gigantesca de ciclovias, que é referência nacional, mas precisa de manutenção”, afirma.

Trabalho de fiscalizaçãoPreocupado em utilizar os requerimentos como um instrumento de fiscalização, Péricles Régis explicou a emenda que apresentou a um projeto de resolução que tramita na Casa e tem como objetivo regulamentar a apresentação dos requerimentos. O vereador acredita que o projeto de resolução da mesa não contribui para reforçar o caráter fiscalizatório do requerimento e, em razão disso, apresentou a emenda, que retira o limite de requerimentos por vereador. 

O vereador também falou sobre o seu trabalho de promoção de vagas de emprego, que conta com a ajuda de voluntários, e discorreu sobre emenda impositiva de R$ 300 mil que destinou para a implantação de um PAT (Programa de Amparo ao Trabalhador), dentro do Terminal Santo Antônio, e sobre a criação de uma “Carreta do Emprego” para descentralizar esse serviço em todos os bairros da cidade, facilitando a busca de emprego por parte dos trabalhadores. 

O vereador Péricles Régis que deixou o MDB e ingressou no Podemos, também comentou essa mudança partidária: “Fui muito bem recebido no Podemos e quero agradecer ao partido essa acolhida que tive. Assim como sou muito grato aos dirigentes do MDB, que compreenderam essa mudança”.

A entrevista foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4; Canal 9 da Vivo Fibra) e está disponível no portal da Casa e nas redes sociais do Legislativo.