Convidados estiveram ao lado do vereador Fábio Simoa (Republicanos) explicando sobre o trabalho de salvamento da entidade.
Atendes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) participaram do programa Câmara Saúde, da Rádio Câmara, na tarde desta segunda-feira, 2. A coordenadora médica regional da entidade, Dra. Thassia Puertas Garcia, e o enfermeiro do núcleo de educação permanente, Leonardo Silva, falaram sobre o trabalho realizado pelo serviço de socorro em Sorocaba, ao lado vereador Fábio Simoa (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde do Legislativo.
Na abertura do programa, o vereador Fábio Simoa explicou sobre a lei que institui no município a campanha de conscientização da manobra de Heimlich, técnica utilizada para salvamentos em casos de asfixia. O parlamentar lembrou que a iniciativa partiu da lembrança de um amigo que faleceu aos 15 anos por conta de um engasgamento. O enfermeiro Silva simulou um salvamento utilizando a manobra de Heimlich para mostrar como a técnica deve ser utilizada.
“A manobra é simples, sem recursos tecnológicos, apenas com as mãos e a vontade de salvar uma pessoa”, afirmou o enfermeiro. Segundo Silva, as principais vitimas de engasgamentos são crianças. Simoa recordou deu uma criança sorocabana que se afogou com leite duas vezes na mesma semana e foi atendida por equipes da Guarda Municipal, que salvaram o bebê. “Em menos de quatro dias essa criança teve situações de engasgo e foi salva por equipes que tiveram a perspicácia de atuar nos casos”, contou.
O enfermeiro Silva destacou a importância do treinamento da população para que as pessoas estejam prontas para atuar em casos de necessidade. Ele destacou que todo tipo de engasgamento é sério e, mesmo após o salvamento, é necessário levar a vitima para atendimento médico.Serviço do SAMU – A coordenadora médica regional do SAMU, Dra. Thassia Puertas Garcia, contou que a central de atendimento da entidade em Sorocaba atende mais de nove cidades, com atendimento pré-hospitalar móvel, pelo telefone 192. “A gente faz um atendimento realmente de urgência, antes de chegar ao hospital”, explicou. De acordo com ela, entre as situações atendidas pelo SAMU estão intoxicação, envenenamento, queimaduras, agressões, dores no peito, afogamentos e choques. Já reclamações de febre, vômitos, dor de dente, cólicas não são situações para atendimento do SAMU.
A médica também lembrou que trote é crime e por isso as ligações realizadas para solicitar atendimento do SAMU devem ser feitas apenas em situações de necessidade.
Vale-saúde – O vereador Fábio Simoa aproveitou o espaço para explicar sobre o Projeto de Lei nº 438/2021, de sua autoria, que cria o “vale-saúde” para suprir a necessidade de medicamentos na rede pública municipal, que muitas vezes estão em falta por problemas burocráticos de licitação. “A prefeitura vai fazer parceria com farmácias do município e vai criar um cartão específico, como na farmácia popular, e o paciente vai poder retirar a medicação receitada pelo médico da unidade de saúde municipal sem burocracia”, disse.
O programa Câmara Saúde está disponível na grade programação da TV Câmara, nos canais 4 da Net, 9 da Vivo e 31.3 em sinal digital, e também nas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).