06/05/2022 08h30
atualizado em: 06/05/2022 08h30
Facebook

A iniciativa foi do vereador Luis Santos (Republicanos), que destacou o exemplo de vida de Neuza de Carvalho, que completou 78 anos

Uma das moradoras pioneiras do Jardim Novo Horizonte, a munícipe Neuza Carvalho, que completou 78 anos em 4 de fevereiro último, foi homenageada com a Comenda Referencial de Ética e Cidadania em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de quinta-feira, 5, por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), que dividiu a mesa de honra da solenidade com o pastor José Correia Almeida, da Igreja Presbiteriana Independente; o pastor Luiz Luciano Sanches, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Ipiranga; o educador Jefferson Roberto de Carvalho, neto da homenageada; e Virgínia Aparecida de Carvalho, filha da homenageada.

"A senhora Neuza de Carvalho é uma pessoa que, ao longo de todos os seus anos de vida, superou com garra as mais diversas provações e se tornou exemplo para todos nós. Procedente da cidade de Porto Feliz, ela veio para Sorocaba e foi morar no Jardim Novo Horizonte, quando o bairro estava nascendo. Hoje, a irmã Neusa, uma vez que comungamos a mesma fé, está aqui como uma representante de todas as mulheres que, enfrentando as mais diversas dificuldades, conseguiram construir uma família abençoada, contribuindo muito para a nossa cidade”, enfatizou o vereador Luis Santos. Os demais integrantes da mesa e familiares da homenageada também deram testemunho sobre sua vida e seu trabalho.

Além de familiares e amigos da homenageada, a sessão solene contou com apresentações musicais de Josiane Perini (voz) e William Roberto dos Santos (teclado), neto da homenageada. Também houve apresentações do Coral da Assembleia de Deus do Ministério Ipiranga, sob a regência de Gabriela Gonçalves Lima. A mesa estendida contou com a presença de familiares e amigos da homenageada, além do assessor parlamentar Adilson Leandro, representando o vereador Fausto Peres (Podemos).

Dados biográficos – Paulista de Porto Feliz, onde nasceu em 4 de fevereiro de 1944, Neuza de Carvalho é filha de Virgínia Fonseca de Carvalho e de Raul de Carvalho e mãe de Virgínia Aparecida de Carvalho. Tem dois netos e um bisneto. Nasceu numa família com três irmãos, que vivia em situação precária, trabalhando como cortadores de cana. Veio para Sorocaba, onde trabalhou como diarista em várias casas. Perdeu a mãe, um de seus irmãos teve problemas psiquiátricos e seu pai, apesar de muito trabalhador, teve problemas com alcoolismo. A homenageada passou a morar com uma tia e criou a filha sozinha.

Depois de residir no Bairro Barcelona, mudou-se para o Jardim Novo Horizonte, em 1978, fazendo companhia para sua tia solteira Geni Hilário Fonseca. Destacou-se como uma das moradoras pioneiras do bairro, auxiliando os novos residentes e vizinhos em suas primeiras necessidades, enquanto cuidava de sua tia e de seu pai, até o falecimento de ambos. Participou do desenvolvimento do bairro, que recebeu asfalto, transporte público e fornecimento de água adequados. Trabalhou até os 60 anos como diarista e conseguiu ver sua filha formada na área da administração e seus netos (um educador e um empresário) também formados.