06/05/2022 12h40
Facebook

O presidente Cláudio Sorocaba (PL) participou na manhã desta sexta-feira, 6, ao lado de familiares e do prefeito Rodrigo Manga, dos atos simbólicos promovidos pela prefeitura e pela Urbes para descerramento das placas de denominação das duas estações do sistema de transporte BRT, UPH Zona Norte. 

A estação situada na Avenida Ipanema, recebeu o nome de “Estação UPH Zona Norte-Ipanema “Benedito Gonçalves Filho”. Já a estação da Avenida Itavuvu, passa a se chamar “Estação UPH Zona Norte “Etelvina Vieira de Miranda”. 

A esposa de Cláudio Sorocaba, Gisele Viviani, e as irmãs do vereador, Maria, Edna e Sueli, também participaram da cerimônia em homenagem ao irmão e a mãe do presidente. “Tive o privilégio de conviver com minha mãe até seus quase 100 anos e quando temos a oportunidade de homenageá-la, ainda mais na véspera dos dias das mães, é uma felicidade”, afirmou Cláudio, citando ainda a homenagem a seu irmão mais velho. 

O prefeito Rodrigo Manga destacou que cada estação do BRT recebe a placa com o nome do homenageado e o nome do bairro onde está localizada, para facilitar a identificação pelos usuários. “A denominação valoriza os cidadãos da nossa terra, que têm uma história aqui, além de facilitar o dia a dia da população”, reforçou.

Homenageados - Mineira de Poté, onde nasceu em 1917, Etelvina Vieira de Miranda trabalhou na agricultura até 1984, quando ficou viúva e veio para Sorocaba com os filhos. Teve sete filhos, 14 netos e 15 bisnetos. Morou no Central Parque, Jardim Guadalajara e no Conjunto Júlio de Mesquita Filho, onde viveu por 21 anos. Faleceu em 20 de outubro de 2014, aos 97 anos.

Benedito Gonçalves Filho era mineiro de Fidelândia, onde nasceu em 29 de outubro de 1960, filho de Etelvina Vieira de Miranda e João Gonçalves Filho. Mudou-se na adolescência para Ivaiporã, no Paraná, onde, junto com a família, trabalhou como agricultor. Em 1988, seguindo o exemplo de sua mãe e irmãos, também mudou para Sorocaba, onde trabalhou como caseiro, atuando no manejo de vacas leiteiras e na lavoura. Era casado, pai de cinco filhos e avô de nove netos. Faleceu em 17 de janeiro de 2016, aos 56 anos.