10/05/2022 09h48
atualizado em: 10/05/2022 09h49
Facebook

No “Jornal da Câmara”, o vereador também defendeu a implantação de um Hospital do Câncer e a contratação de mais servidores para a Central 156

O aumento do número de servidores na Central de Atendimento 156, os programas habitacionais para população de baixa renda e a necessidade de se implantar um Hospital do Câncer em Sorocaba foram alguns dos temas abordados pelo vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, antes da sessão ordinária. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou de outras ações de seu mandato parlamentar.

Lembrando a Central de Atendimento 156 foi criada para agilizar o atendimento à população, o vereador Vitão do Cachorrão defendeu a contratação de mais atendentes para o serviço, uma vez que, segundo ele, tem recebido diversas reclamações de munícipes que ligam para o referido telefone e não conseguem atendimento. O vereador enfatiza que o serviço recebe centenas de demandas e conta com poucos funcionários, o que, no seu entender, exige a contratação de mais servidores para a central.

Iluminação pública – Outro tema abordado pelo vereador foi a questão da iluminação pública, que, conforme salienta, precisa ser modernizada. “O povo também quer lâmpada de LED nas ruas. Essas lâmpadas brilham mais e duram mais”, afirma. Também defende mais agilidade na substituição de lâmpadas por parte da empresa terceirizada que cuida do serviço, uma vez que só é trocada a lâmpada para a qual já há protocolo, quando, no seu entender, deveria haver uma forma de substituir também as demais lâmpadas das proximidades que estão queimadas.

Outra reivindicação do vereador é a implantação de mais unidades das Casas da Cidadão na cidade, especialmente num terreno situado na Avenida Pército de Souza Queiroz, na Vila Barão, que, conforme salienta, irá beneficiar diversos bairros vizinhos, como Nova Esperança, São Joaquim, Jardim Zulmira, parte do Cerrado, entre outros. “Hoje, o pessoal dessa região, que é muito populosa, tem de ir ao Júlio de Mesquita ou à Avenida Ipanema para ter acesso à Casa do Cidadão”, observa.

Programas habitacionais – Autor da Lei 11.866, de 11 de fevereiro de 2019, que prevê o chamamento de contemplados por futuros programas habitacionais da Prefeitura de Sorocaba através dos Correios, por meio de correspondência com Aviso de Recebimento (AR), Vitão do Cachorrão enfatizou a importância dessa norma: “Muitos munícipes perderam o sorteio das casas, porque não sabiam que tinham sido sorteadas. A maioria da população não lê o Jornal do Município, por isso é importante que sejam comunicadas do sorteio por correspondência com AR”, enfatiza.

Presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, o vereador também é autor do Projeto de Lei nº 130/2022, que proíbe a cobrança de taxa de condomínio maior que o valor da parcela de financiamento bancário dos moradores de condomínios residenciais populares entregues pelo Município de Sorocaba. Vitão do Cachorrão observa que os moradores desses conjuntos habitacionais populares normalmente nunca moraram em condomínio antes e têm muita dificuldade para arcar com a taxa de condomínio.

Por fim, Vitão do Cachorrão defendeu a implantação de um Hospital do Câncer em Sorocaba. “Chego a atender mais de 20 pessoas com câncer ao mês, que estão sofrendo, muitas delas fazendo tratamento em outras cidades, tendo que acordar às 4 horas da manhã e só voltando para casa por volta de meia-noite. Não é culpa da Prefeitura, o prefeito Rodrigo Manga está se mexendo, buscando o apoio do Governo do Estado. Agora, a Santa Casa, que faz um excelente trabalho, está cuidando do câncer, mas as vagas que ela oferece são para todo o Estado. Por isso, precisamos de um Hospital do Câncer para atender a população de Sorocaba”, enfatizou, estendendo sua reivindicação de atendimento na cidade para outros pacientes que também precisam viajar para outras cidades para serem atendidos.