11/05/2022 09h04
atualizado em: 11/05/2022 09h04
Facebook

A iniciativa foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que ressaltou o trabalho social desenvolvido pela entidade

Os 90 anos de fundação da Loja Maçônica Brasil III foram comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de terça-feira, 10, por iniciativa do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: Nélio Antônio de Lucia, da Loja Brasil III; Alan Henry Cacciacarro, presidente do Conselho Maçônico de Sorocaba e Votorantim; Laelson Rodrigues, que já foi grão-mestre do Grande Oriente do Brasil e é um dos fundadores da Fundação Ubaldino do Amaral; e Sidney Benedito de Oliveira, atual deputado da Assembleia Legislativa do Grande Oriente Paulista.

A mesa estendida contou com a presença das seguintes autoridades da maçonaria de Sorocaba e região: Manuel Vasquez, Luiz Costa, Jorge Tannus, José Marcos de Souza Barros, Djanir Antônio de Castro, Cláudio Fernandes de Castro, Laor Rodrigues, Geraldo Marin Videira, Ivan Ricardo Borgato, Mário Moura e Valdir Paizani. O vereador Ítalo Moreira (PSC), devido a outro compromisso, não pode participar do evento e enviou suas saudações à Loja Maçônica Brasil III e ao vereador João Donizeti Silvestre. O evento contou com apresentações musicais de Jadson Fernandes (voz) e Ricardo Acquaviva (sanfona), que cantaram canções de Luiz Gonzaga, que também foi maçom.

“Pilar da sociedade” – “As lojas maçônicas, como é do conhecimento de todos, prestam um serviço de valor imensurável em todas as áreas da sociedade, em nossa cidade e no país, principalmente em serviços de filantropia”, afirmou João Donizeti. “A Maçonaria em Sorocaba foi e é um pilar de lutas importantes, como o combate à fome, a assistência aos mais necessitados e a busca por uma sociedade mais justa, equilibrada”, acrescentou o vereador, citando contribuições históricas da Maçonaria no Brasil, especialmente na educação, com base no livro “O Ideário Republicano e a Educação”, de Carmem Moraes.

“A Maçonaria é uma ordem universal, constituída por homens de todas as raças e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em lojas, nas quais, auxiliados por símbolos e alegorias, estudam e trabalham para o aperfeiçoamento da sociedade humana. É fundada no amor fraternal e na esperança de que, com amor ao Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, à pátria, à família e ao próximo, com tolerância e sabedoria, com a constante e livre investigação da verdade, com base na evolução do conhecimento humano pela filosofia, ciências e arte, sobre a tríade da Liberdade, Igualdade e Fraternidade e dentro dos princípios da moral, da razão e da justiça, o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal”, afirmou Sidney Benedito de Oliveira, em seu discurso na solenidade.

Loja Brasil III – Fundada por ferroviários, inicialmente em Mairinque, a Loja Maçônica Brasil III foi transferida para Sorocaba, passando a funcionar na casa de Alberto Ferreira, na Rua Monsenhor João Soares. Posteriormente, instalou-se em sede própria na Rua Saldanha Marinho, número 35, e conta com membros de diferentes profissões. 

João Donizeti enfatiza que a Loja Maçônica Brasil III participou da criação de diversas entidades assistenciais em Sorocaba e esteve à frente de diversas campanhas beneficentes ao longo de sua história, destacando a criação da Casa do Menor de Sorocaba, fundada em 1983 pela Loja Maçônica Brasil III e, que, em 2020, passou por uma reformulação.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo Fibra) e pode ser vista na íntegra no portal da Câmara de Sorocaba e em suas redes sociais.