O vereador Cláudio Sorocaba (PL) também falou sobre programas habitacionais e parabenizou os profissionais de enfermagem pelo seu dia
O aumento da produtividade da Câmara Municipal, a economia de custos na Casa com o objetivo de enviar recursos para a saúde e a realização de sessões extraordinárias visando à votação de projetos de interesse da cidade foram alguns dos temas abordados pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 12, antes da sessão ordinária da Casa. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o presidente do Legislativo também falou da importância dos projetos habitacionais que estão sendo implementados pela Prefeitura Municipal.
Cláudio Sorocaba falou da importância dos projetos habitacionais da Prefeitura de Sorocaba, um dos quais, situado na região do Itanguá, será votado nas sessões extraordinárias desta quinta-feira, 12. “São muitas famílias que deixarão de pagar aluguel. E ninguém vai ganhar casa de graça, o morador vai pagar um valor que cabe no seu bolso. Eu, quando ganhei minha moradia no Júlio de Mesquita, não foi de graça. Nossa casinha tinha 28 metros quadrados, num terreno de 170 metros, e a prestação cabia no nosso bolso, quando acabei de pagar era um valor de R$ 54 reais. Então, conheço bem essa realidade e sei o quanto é importante a casa própria para quem não tem onde morar ou vive pagando aluguel”, afirmou Cláudio Sorocaba.
Sessões extraordinárias – O presidente do Legislativo fez questão de enfatizar que a realização de sessões extraordinárias tem como objetivo votar, com mais celeridade, projetos de lei que são essenciais para a população, e observou que os vereadores não recebem nem um centavo a mais por essas sessões extras. “O salário é o mesmo, com ou sem extraordinárias. Aliás, o subsídio do vereador não tem reajuste, é o mesmo salário durante os quatro anos de mandato. Só pode haver aprovação de reajuste para a próxima legislatura”, observou, ressaltando que os vereadores não têm reclamado da realização de sessões extras, pois sabem da importância dos projetos que estão sendo votados.
“Se o prefeito tem um projeto, e é um projeto de urgência, ele demora muito para ser aprovado, pois os vereadores colocam emenda e o projeto volta para as comissões, o que pode demorar semanas ou meses. Quando o projeto entra na sessão extraordinária, o rito é mais rápido, pois os pareceres às emendas podem ser apresentados na mesma sessão”, explicou o presidente do Legislativo, que também comentou o aumento da produtividade da Câmara de Sorocaba, cuja aprovação, na última pesquisa, subiu de 70 para 80 por cento.
Produtividade e economia – À frente da mesa diretora, Cláudio Sorocaba estabeleceu indicadores de produtividade na Câmara Municipal e observa que a atual legislatura já superou a de anos passados, uma vez que, somadas, as proposituras de 2019 e 2020 chegam a 7.200, menos que as 8.900 já apresentadas na atual legislatura, que, só nos quatro primeiros meses do ano, já totalizou mais de 3 mil proposituras. O presidente da Casa ressalta que, mesmo com o aumento da produtividade, a Câmara conseguiu uma economia recorde de cerca de 12 milhões de reais, que, junto com as emendas parlamentares, resultou em mais de 40 milhões para a saúde. “Toda essa economia, assim como o recorde de produtividade, é fruto de um trabalho de equipe, que envolve servidores e vereadores”, enfatizou, adiantando que a economia continua.
Por fim, o presidente do Legislativo sorocabano parabenizou todos os profissionais de enfermagem pelo Dia Internacional de Enfermagem, celebrado anualmente no dia 12 de maio. “Nós sabemos da importância dos médicos para a saúde, mas eles não trabalham sozinhos. Os profissionais de enfermagem são essenciais, pois eles é que estão à frente do atendimento de saúde, ministrando a medicação, muitas vezes colocando comida na boca do paciente. Esses profissionais foram vitais nesses dois anos de enfrentamento da pandemia”, enfatizou Cláudio Sorocaba, cuja entrevista à Rádio Câmara está disponível nas redes sociais da Câmara Municipal.