A iniciativa foi do vereador Francisco França (PT) – autor da lei que institui a data – em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde
O Dia do Trabalhador da Saúde foi comemorado em sessão solene da Câmara de Municipal de Sorocaba na noite de quinta-feira, 12, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador Francisco França (PT), autor da Lei 7.493, de 16 de setembro de 2005, que instituiu a data no calendário oficial do município, a ser celebrada anualmente no dia 12 de maio, mesma data da comemoração internacional desse evento.
Além de Francisco França, que presidiu a solenidade, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Milton Sanches, presidente do Sinsaúde (Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Sorocaba e Região); padre Flávio Jorge Miguel Júnior, presidente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba; e Cláudio Pompeu Chagas Dias, secretário municipal de Saúde.
O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Cláudio Sorocaba, justificou sua ausência e parabenizou Francisco França pela “importante iniciativa de realizar a sessão solene com o objetivo de valorizar os profissionais da saúde, que são os responsáveis diretos pelo bem-estar das pessoas em seus momentos de maior fragilidade”. A vereadora Iara Bernardi (PT), que não pôde comparecer ao evento por estar participando de uma audiência pública na Assembleia Legislativa sobre as condições de trabalho das merendeiras, também enviou mensagem saudando todos os profissionais de saúde e foi representada por Marcia Cristina Zini.
Na mesa estendida, além dos profissionais de saúde homenageados durante a sessão, também estiveram presentes as seguintes autoridades: Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos; ex-vereador Izídio de Brito, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos; Francisco Valério, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Márcia Viana, secretária de Mulheres da CUT; Pablo Pistila, vice-presidente do Sinsaúde; Eliane Moraes Proença e Diego Garcia, do Banco de Olhos de Sorocaba; Drica Martins, da Cufa (Central Única das Favelas); Cíntia Lopes e Ana Cristiana, da diretoria do Sinsaúde; Celso Aparecido Fattori Júnior e Denise Bernal, da Athus (Associação de Atenção Humanitária à Saúde).
Tradição da Casa – O Dia do Trabalhador da Saúde vem sendo promovido todos os anos pelo vereador Francisco França, em parceria com o sindicato da área de saúde, mas, nos dois últimos anos, em 2020 e 2021, o evento não pôde ser realizado, devido à pandemia de Covid-19. Em razão disso, já na abertura da solenidade, França solicitou aos presentes um minuto de silêncio em memória de todos os que perderam a vida durante a pandemia, seguido de uma salva de palmas em homenagem a essas vítimas da Covid-19.
Durante o evento, que contou com apresentações musicais de Bárbara Pistila (voz e violão), foram homenageados trabalhadores e trabalhadoras da saúde de várias áreas, tanto de estabelecimentos públicos quanto privados de Sorocaba e região, inclusive aqueles que trabalham em funções de suporte, como motoristas de ambulância, pessoal de limpeza, entre outros.
Heroísmo e abnegação – Em seu discurso, Francisco França afirmou: “É quase um lugar comum dizer isso, mas não há outras palavras, a não ser heroísmo, abnegação e solidariedade, para bem definir a atuação dos profissionais de saúde. Sobretudo no início da pandemia, quando não havia vacina, muitos profissionais perderam a própria vida na luta diária para salvar outras vidas. Esse ato de abnegação não tem preço e o mínimo que devemos fazer é eternizá-lo em nossa memória coletiva”. O parlamentar também defendeu o SUS e enfatizou o direito constitucional à saúde, defendido e efetivado, na prática, conforme enfatizou, pelos profissionais da saúde.
O padre Flávio Jorge Miguel Júnior parabenizou o vereador França por homenagear todos os trabalhadores da saúde, inclusive aqueles que trabalham no chamado “expurgo”, lidando com lençóis manchados de sangue, que são focos de contaminação. O secretário municipal de Saúde, Cláudio Pompeu Chagas Dias, lembrou que o mundo parou com a pandemia, mas os trabalhadores da saúde continuaram atuando.
Após a entrega dos votos de congratulações a cada um dos trabalhadores e trabalhadoras homenageados, o presidente do Sinsaúde, Milton Carlos Sanches, também fez o seu pronunciamento sobre a importância do evento. “Muitos que estiveram conosco na última edição desse evento, há dois anos, hoje não estão mais”, lembrou, agradecendo todos os profissionais de saúde e lembrando que a categoria e constituída majoritariamente (cerca de 80%) por mulheres.
Foram homenageados os seguintes trabalhadores e trabalhadoras da saúde: Aline Pereira de Góis Camargo, Alisson Paulo Nunes, Aparecida Fátima Stevaux, Carlos Augusto do Amaral Leite, Caroline Delgado Correia, Cláudia Wollinger, Damares de Andrade Vaz, Eliete Pereira Braz, Everton Benedito Máximo, Fabiana Andreia Andrade Silva, Fernanda Mena Paiva, Francisco Fogaça Motta, Jackson Maurício dos Santos, Joao Carlos Martinho, Jonas Manoel da Silva, Joyce Ribeiro Duarte, Lucas Eduardo Oliveira Santos, Maria da Penha Coelho do Espírito Santo, Maria José Silva, Maria Lúcia dos Santos Cavalheiro, Nádia Domingues Reinaldo, José Pedroso Ramos Júnior, Rosemeire Angelotti Pinto, Rosemeire Nunes Paixão, Silmara Keiko Correia e Vanessa Bella da Silva. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo Fibra).