Entidade foi instalada em 19 de maio de 2017 para fortalecer a cidadania e promover na sociedade uma melhor compreensão do papel do Poder Legislativo
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sorocaba completa hoje, dia 19 de maio, cinco anos de atividades voltadas para fortalecer a cidadania e promover na sociedade uma melhor compreensão do papel do Poder Legislativo. Desde que foi criada, entre as iniciativas colocadas em prática para cumprir os objetivos da entidade estão ações para qualificação de servidores e agentes políticos, além da oferta gratuita de palestras e cursos para a toda a população.
Criada pela Resolução nº 442, de 12 de janeiro de 2017, de autoria da mesa diretora da Câmara Municipal, a instalação da Escola do Legislativo foi realizada no dia 19 de maio do mesmo ano, em solenidade no plenário da casa de leis. Entre as ações de destaque da Escola, estão a realização do “Time do Emprego”, iniciativa desenvolvida em parceria com o Governo do Estado de São Paulo para treinamento pessoas para a busca de emprego; programas educativos exibidos pela TV Câmara Sorocaba; parcerias com entidades educacionais; campanhas educativas; desenvolvimento do primeiro Parlamento Jovem em Sorocaba; além de palestras e ações voltadas a estudantes, servidores e público em geral, com temas que abordam cidadania, meio ambiente, cultura, profissão entre outros.
Para este ano, a Escola do Legislativo tem programada uma série de novidades para ampliar a atuação e oferecer novos conteúdos para a população sorocabana e a Câmara Municipal. Entre as principais ações, estão a entrega do Espaço de Leitura Criativa; o Tour Educador da Câmara para acolhimento do público que visita o Legislativo; Curso de Administração Pública para capacitação de servidores; Plano Estagiários e manutenção do programa Plenário Educação, que leva através das mídias da Câmara cursos, entrevistas e palestras para informação e formação dos espectadores.
De acordo com o diretor-executivo da Escola do Legislativo, Jaílson Batista, a entidade tem conseguido alcançar os objetivos e busca uma retomada de atividades após as restrições durante a pandemia da Covid-19. “Passamos um período muito ruim na pandemia, sem poder desenvolver nossas ações, agora estamos voltando nos eixos. Hoje tivemos a visita de 40 alunos para o Tour Educador depois de dois anos sem visita de estudantes”, lembra. Além de Jaílson Batista, a Escola do Legislativo tem ainda os servidores Marcelo Maita, como diretor-acadêmico, e Anderson Santos, como diretor-presidente.
Homenagem a professora – A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sorocaba foi denominada “Clotilde Schimming Jardini” por meio da Resolução nº 448, de 23 de maio de 2017, de autoria do vereador Pastor Apolo (PSB). A homenageada cursou Magistério na Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, foi professora do ensino fundamental em Sorocaba e região e graduou-se em Pedagogia na então Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Sorocaba, atual Uniso.
Por meio de concurso púbico, ingressou no magistério estadual, onde lecionou por mais de 25 anos, participando da implantação do Ensino Supletivo em Sorocaba, o que possibilitou a formação de muitos adultos que não tinham tido acesso à escola. Também participou da elaboração da Cartilha “Deus na Escola”, promovida pela Secretaria de Educação e fundamentada na ética e no respeito ao próximo.