Vereador Fernando Dini (MDB) representou o presidente do Legislativo, Claudio Sorocaba (PL), no evento de 105 anos da entidade.
A Câmara Municipal prestigiou a celebração dos 105 anos do Tiro de Guerra (TG) de Sorocaba, realizada na manhã desta sexta-feira, 20, na sede da entidade, na Vila Hortência. O vereador Fernando Dini (MDB) participou da cerimônia representando o presidente do Legislativo, Claudio Sorocaba (PL). Também estiveram presentes o coronel do Exército, Rodrigo da Silva; o instrutor de treinamento do Tiro de Guerra, subtenente Maguinaldo Barbosa; o secretário de Segurança Pública, coronel Vitor Gusmão, entre outras autoridades.
“O Tiro de Guerra tem grande importância na nossa sociedade, tendo inclusive ajudado a cidade em diversas campanhas. É importante que o Legislativo esteja próximo das forças de segurança para que possamos atuar em conjunto, em benefício da população de Sorocaba”, disse Fernando Dini. O vereador, que foi atirador do TG no início da década de 1990, também destaca a influencia da entidade na vida de quem passa pelo período de treinamento. “Falo por experiência que os valores que aprendi aqui, como civismo e cidadania, são para toda a vida”, afirmou, lembrando ainda que o TG busca preparar o homem não apenas na parte militar, mas para enfrentar os desafios futuros da sociedade. Na oportunidade, Fernando Dini entregou votos de congratulações ao instrutor de treinamento do Tiro de Guerra, subtenente Maguinaldo Barbosa, por conta da data.O secretário de Segurança Urbana do município, coronel Vitor Gusmão, participou da cerimônia representando o prefeito Rodrigo Manga, e falou da importante parceria entre o Executivo e o Tiro de Guerra para a formação de cidadãos. “Aqui temos uma formação que molda o caráter, com ética, cidadania e o sentimento de pertencimento à Sorocaba”, afirmou. Ele também lembrou que a prefeitura é responsável por manter o TG através de parceria com o Ministério da Defesa. “O mais importante nessa relação é que podemos contar com o auxílio do TG em várias campanhas, como na vacinação e arrecadação de agasalhos”, afirmou.
Também presente no evento, o presidente da Associação dos Reservistas do Tiro de Guerra de Sorocaba, Fernando Negrão, disse que a entidade busca resgatar a história do Tiro de Guerra na cidade e que tem atraído cada vez mais pessoas. “Não são apenas veteranos que procuram a nossa associação, mas temos jovens que acabaram de sair do tiro de Guerra que já querem participar”, disse. Segundo ele, quem participa do Tiro de Guerra estará sempre à serviço da pátria e informou que a Associação possui uma página no Facebook para quem desejar mais informações.