23/05/2022 09h05
atualizado em: 23/05/2022 09h05
Facebook

O projeto do vereador deve beneficiar pessoas com autismo, doença de Crohn e outras enfermidades invisíveis e deve ser votado nesta terça-feira, 24

A Câmara Municipal de Sorocaba deve votar, na sessão ordinária desta terça-feira, 24, o projeto de lei de autoria do vereador Cristiano Passos (Republicanos), que cria o Cordão de Girassol, para identificação de pessoas portadoras de doenças ocultas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo.

O projeto de lei do republicano institui o Cordão de Girassol para que seus portadores tenham atendimento diferenciado em instituições públicas ou privadas, como bancos, hospitais, consultórios médicos e todo serviço que exija fila de espera.

O projeto de Cristiano Passos estabelece como parâmetro, para efeito da lei, pessoas “com deficiência não visível” ou com “condição neurológica, que não é identificada de maneira imediata”.

Na prática, uma mãe com um filho portador de Transtorno de Espectro Autista, que tenha o Cordão Girassol, terá atendimento humanizado para que a criança tenha ainda mais conforto, enquanto espera o atendimento. Segundo Cristiano Passos, o projeto veio para trazer “empatia às pessoas com deficiências ocultas”. 

“A gente sabe que uma criança autista não consegue ficar por muito tempo em locais barulhentos, por exemplo. Agora, imagine uma mãe, com seu filho portador do Cordão de Girassol, tendo a possibilidade de ter um atendimento humanizado e ágil? Ela e a criança terão muito mais comodidade e, sobretudo, tranquilidade para aguardar”, destacou o parlamentar.

O projeto de Cristiano é inspirado na comunidade internacional Hidden Disabilities Sunflower, com sede no Reino Unido, que conta com o apoio de Royal National Institute of Blind People, Alzheimer Society e da National Autistic Society, grandes e respeitadas instituições britânicas. 

No Brasil, o Distrito Federal também já aprovou uma lei que institui o Cordão de Girassol para pessoas com deficiências invisíveis. Em Sorocaba, a expectativa é que a iniciativa do vereador Cristiano Passos beneficie pessoas com autismo, doença de Crohn, síndrome de Tourette, depressão e outras doenças invisíveis. 

“Esperamos que a Câmara Municipal aprove o projeto para que essas pessoas tenham dignidade, conforto e saibam que, em Sorocaba, nós nos preocupamos com elas”, completou o vereador.

(Assessoria de Comunicação – Vereador Cristiano Passos/Republicanos)