23/05/2022 08h47
Facebook

Durante a reunião, houve a denúncia de que quadrilhas endinheiradas aliciam trabalhadores para vender produtos falsificados e sem procedência

Insatisfação. Essa é a sensação dos comerciantes, que estão inconformados com a quantidade de camelôs que tomaram as ruas do centro de Sorocaba. A situação foi exposta durante reunião organizada pelo prefeito Rodrigo Manga, com a presença do vereador Fernando Dini (MDB) e outras autoridades municipais, além de dezenas de comerciantes, na noite da sexta-feira (21), em um hotel na Rua Monsenhor João Soares. 

“Exigimos providências imediatas ao prefeito. A denúncia é de quadrilhas organizadas de outras regiões do Estado que chegam em Sorocaba com mercadorias falsificadas, aliciando mão de obra análoga à escravidão e promovendo concorrência desleal com os comerciantes honestos que geram empregos e movimentam a economia no centro da nossa cidade”, enfatiza o vereador Fernando Dini.

A reunião foi organizada para dialogar sobre projeto de revitalização da região comercial do centro da cidade, mas bastaram poucos minutos para que os comerciantes ressaltassem a gravidade da situação dos camelôs que ocupam irregularmente os espaços dos pedestres para vender produtos falsificados, sem procedência e nenhuma garantia de qualidade. 

“Oferecem perfumes falsos em frente uma perfumaria, óculos que prejudicam a visão na porta de óticas que comercializam produtos de qualidade”, expuseram. Um dos presentes declarou que muitos comerciantes abandonaram suas atividades, devolveram os seus imóveis e deixaram de gerar empregos porque não é possível sobreviver com concorrência tão desleal. A insegurança gerada pelos camelôs que chegam com armas brancas na cintura também gera apreensão.

O vereador Fernando Dini, além de cobrar imediata ação da Prefeitura, também, comprometeu-se a, junto com os comerciantes, elaborar leis para valorizar as suas atividades na região central da cidade. Ressaltou a importância dos empregos que geram, da movimentação da economia e da manutenção de um comércio tradicional que atrai consumidores de toda a região de Sorocaba e não só da cidade. Adiantou que está elaborando um projeto de lei que vai levar ainda mais segurança para os centros comerciais.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Fernando Dini/MDB)