24/05/2022 11h48
atualizado em: 24/05/2022 11h48
Facebook

O vereador enfatiza que as crianças têm que andar a pé em vias de alta velocidade, sem acostamento, e com tráfego pesado

A falta de transporte escolar para diversos alunos do Éden que são obrigados a estudar em escolas de outras regiões devido à falta de vagas no próprio bairro é motivo de preocupação do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que usou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira para tratar do assunto. Por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal, na sessão ordinária desta terça-feira, 24, o parlamentar solicita ao Executivo o envio de um projeto de lei com o objetivo de estabelecer novas regras que garantam o transporte escolar.

“Por falta de planejamento de governos passados, especialmente do último, não tivemos a construção de escolas e creches conforme a demanda e temos, hoje, um problema de vagas no ensino fundamental, que tem afetado especialmente a região do Éden e Cajuru, mas também o Parque São Bento. Devido à falta de vagas, diversos alunos que residem no bairro do Éden estão estudando em outros bairros, mas, infelizmente, não contam com o fornecimento do transporte escolar”, afirma o vereador.

Ao destacar seu requerimento na tribuna, João Donizeti contou que crianças que residem no Éden têm que andar um longo trecho a pé, na Avenida Victor Andrews e numa via com grande aclive. “São vias sem acostamento, sem calçada, com um tráfego muito pesado, e as crianças correm risco de serem atropeladas. É uma questão de segurança, que gera indignação, pois estamos falando de crianças que estão na faixa etária dos seis, sete, nove anos de idade e que necessitam andar sob sol e chuva para frequentar escola em outro bairro pois não é garantida a elas uma escola em seu local de residência”, enfatizou o parlamentar.

Distância mínima – Segundo o vereador, o problema da falta de transporte se deve à jurisprudência utilizada pela Secretária de Educação, que dispõe que o transporte é garantido para aqueles que residem a partir de dois quilômetros de distância da unidade escolar. Segundo o parlamentar, algumas crianças contam com transporte escolar, o que gera cobranças de outras famílias que não dispõem do mesmo benefício. “Quero que essas crianças continuem sendo atendidas, mas é fundamental que as demais também sejam atendidas.

João Donizeti conta que já houve reunião envolvendo a Prefeitura de Sorocaba e a comunidade, quando se discutiu o encaminhamento de um projeto de lei do Executivo propondo a redução da distância para fornecimento de transporte escolar para 1,5 quilômetro. Em razão disso, em seu requerimento (no qual indaga ao Executivo quantos alunos do bairro do Éden estão estudando em outros bairros e em quais escolas), o vereador também indaga se existe a possibilidade de encaminhamento de um projeto de lei para realizar as devidas mudanças nas regras do fornecimento do transporte público escolar para garantir o transporte escolar a todas as crianças que dele necessitam.

João Donizeti ressalta que a Zona Industrial, criada há mais de 50 anos, conta com mais de 1.800 plantas industriais, que representam cerca de 70% de toda a arrecadação do município, mas ainda enfrenta problemas de infraestrutura, como a falta de vagas em creches e escolas. Como forma de sanar o problema, o poder público teve que recorrer à Igreja Católica para abrigar cerca de 400 alunos na região do Éden, uma vez que a última escola de ensino fundamental construída no Éden foi entregue em 1999.