30/05/2022 09h09
atualizado em: 30/05/2022 09h27
Facebook

Realizada por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), a sessão solene contou com apresentações culturais de representantes da cultura trope

Com o objetivo de celebrar o Dia do Tropeiro e a Semana do Tropeirismo, a Câmara Municipal de Sorocaba realizou uma sessão solene na noite de sexta-feira, 27, com a presença de diversos representantes da cultura tropeira de Sorocaba e região. A iniciativa da sessão solene foi do vereador Luis Santos (Republicanos), que todos os anos realiza o evento e é autor de leis que tem como propósito valorizar a memória tropeira em Sorocaba.

Além do vereador Luis Santos (Republicanos), que presidiu a solenidade, a mesa de honra do evento foi composta pelas seguintes autoridades: vereador Fábio Simoa (Republicanos); prefeito de Riversul, Guilherme Gomes; secretário de Cultura de Sorocaba, Luiz Antônio Zamuner; presidente da Câmara de Iperó, Ângelo Valário Sobrinho; pesquisadora Julieta Nicolau, de Cerquilho; e o turismólogo Orailson Pereira da Silva Tortelli.

A mesa estendida, entre outras autoridades, contou com a presença de vereadores da Câmara de Iperó (Valéria Mateus e Aurílio Reginaldo) e Araçoiaba da Serra (Manoel Henrique Soares); do secretário de Cultura de Cerquilho, Valdivino Grisotto; além de Adriana Xavier Antunes, Ayrton Alves Alvim Bermudes, Claudete Sônego, Daine Zickwolf, Edson Silvério de Nadai, Edwilson Carlos Grando, Flávio Augusto da Silva, Jadson Rodrigues Leão, Jaime Santos, Jeca de Taubaté, João Acácio Novaes Franco, Juliana Godinho, Laura Juliana de Cápua, Leandro Luiz dos Santos, Lucas Leoni, Lucimar Aparecido Pizzol, Marcelo Costa, Marcos Antonio Tararan, Paulo Vieira, Pedro Luiz Lopes, Rafael Alves Correia, Sidney dos Santos, Tertuliano Rodrigues de Oliveira. 

O vereador Luis Santos, ao saudar os presentes, lembrou que sua ligação com o tropeirismo é antiga, remonta à sua família, que tinha um comércio no interior do Maranhã e também uma tropa para transporte de mercadorias. O vereador contou que, tão logo assumiu seu primeiro mandato, em 2009, se dedicou ao desenvolvimento do turismo em Sorocaba e, na companhia de Orailson Pereira, percorreu várias cidades tropeiras, buscando fortalecer o tropeirismo. “Não podemos deixar que a chama do tropeirismo se apague. É fundamental preservar essas tradições importantíssimas, que são baseadas nos princípios e nos valores que acreditamos, como a família e a fé”, afirmou Luis Santos.

O vereador Fábio Simoa também discursou na solenidade, parabenizando o vereador Luis Santos pela solenidade, e também enfatizou a importância de se valorizar a causa tropeira, lembrando do Casarão de Brigadeiro Tobias, que é centro do tropeirismo. O secretário de Cultura, Luiz Antônio Zamuner, lembrou que o evento rememora uma tradição que remonta ao século XVII. Outros defensores da cultura tropeira também se manifestaram durante do evento, que contou com a participação da Orquestra de Violas de Sorocaba “Zé Franco”, do Grupo de Catira da Família Du Catira da cidade de Itapevi e do CTG Fronteira Aberta de Sorocaba. Também foram homenageados defensores da causa tropeira.

O vereador Luis Santos é autor da Lei 11.171, de 16 de setembro de 2015, que instituiu no calendário oficial de Sorocaba o “Dia do Tropeiro”, a ser comemorado, anualmente, na data de 22 de maio, com a realização de palestras, exposições e outras atividades em escolas. Também é autor da Lei 11.086, de 22 de abril de 2015, que institui Sorocaba como “Capital do Tropeirismo”. A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo Fibra).