31/05/2022 15h18
Facebook

No “Jornal da Câmara”, o vereador tratou de questões como camelôs irregulares, segurança pública e melhoria dos parques públicos

O aumento do número de camelôs em Sorocaba, a melhoria dos parques públicos e a questão da segurança pública na cidade foram algumas questões tratadas pelo vereador Fernando Dini (MDB) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 31, antes da sessão ordinária. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também discorreu sobre outras ações de seu mandato, entre elas, a luta pela permanência do elefante Sandro no Zoológico de Sorocaba.

Uma das preocupações de Fernando Dini é com a existência de grupos organizados de outras regiões que contratam pessoas para trabalharem como camelôs em Sorocaba. “Isso caracteriza um ato ilícito, pois essas pessoas não têm permissão da Prefeitura para vender suas mercadorias, como cigarros, maçãs e outras frutas. É uma concorrência desleal como comércio estabelecido, que ainda sofre com os efeitos da pandemia e precisa fazer um enorme esforço para pagar suas contas, inclusive os impostos, que esses camelôs irregulares não pagam”, afirma Dini, que cobra mais fiscalização por parte da Prefeitura.

Segurança pública – A segurança pública é outra bandeira do vereador, que propôs a criação da Frente Parlamentar de Segurança Pública e vem realizando reuniões com a população nos bairros, para discutir medidas preventivas contra a criminalidade. Nessa linha de atuação, o vereador defende o fortalecimento da Guarda Civil Municipal (GCM), lembrando que, quando foi secretário municipal de Segurança, procurou desenvolver parcerias entre a GCM e a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, realizando operações que ainda estão ativas. 

O vereador também falou sobre conquistas de seu mandato para a Vila Hortência, como a melhoria da linha de ônibus que serve o bairro e o Zoológico Municipal, e defendeu a melhoria dos parques públicos municipais, lembrando sua atuação para a revitalização do Parque dos Espanhóis, como limpeza, reformas e troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED. “Hoje, vemos as crianças brincando no parque. Foi uma grande conquista não somente do nosso mandato, mas para todas as pessoas de bem, que precisam de ambientes saudáveis de lazer”, enfatiza.

“Fica Sandro” – O Movimento “Fica Sandro”, que luta pela permanência do elefante Sandro no Zoológico de Sorocaba, foi outro tema abordado pelo vereador, que defende a permanência do animal na cidade. Para Fernando Dini, se o elefante fosse jovem e tivesse muitos anos de vida pela frente, não hesitaria em defender sua ida para um santuário de elefantes, mas, devido à sua idade, entende que o animal não teria como se adaptar à nova vida e poderia morrer. Também observou que Sandro é um elefante asiático, espécie cujos machos andam sozinhos, não em manadas, como os elefantes africanos.

“Por isso, tivemos essa primeira vitória na Justiça, com a liminar em favor da permanência do elefante Sandro. Mas o espaço no Zoológico não é o ideal para ele e precisa ser melhorado”, ressalva, lembrando que levou o prefeito Rodrigo Manga ao Zoológico e o chefe do Executivo se comprometeu a revitalizar o parque. Para Dini, o parque precisa passar por um grande processo de revitalização. 

O vereador falou, ainda, sobre o projeto de lei de sua autoria que proíbe a queima de fogos de artifício e sinalizadores em locais fechados. O projeto já foi aprovado e aguarda a sanção do prefeito. Por fim, Fernando Dini criticou os extremismos na política.