01/06/2022 09h38
atualizado em: 01/06/2022 09h42
Facebook

A iniciativa foi do vereador Cristiano Passos (Republicanos) e, durante a solenidade, foi assinado termo de parceria entre a Prefeitura e a entidade

A Associação de Assistência, Ensino e Pesquisa em Cuidados Paliativos Peregrinos do Cuidar, que atende pacientes acometidos por câncer, foi homenageada em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de terça-feira, 31, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador Cristiano Passos (Republicanos), que também é autor da Lei 12.480, de 4 de janeiro de 2022, que declarou a referida associação como uma entidade de utilidade pública, devido ao trabalho que realiza com pacientes oncológicos e seus familiares. Durante a solenidade foi assinada uma pactuação de serviços de saúde entre a Prefeitura de Saúde e a Associação Peregrinos do Cuidar.

Além de Cristiano Passos, que presidiu a solenidade, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Luiz Henrique Galvão, secretário de Relações Institucionais, representando o prefeito Rodrigo Manga; secretário de Saúde, Cláudio Pompeo; Marcelo Regalado, secretário da Fazenda; médico Paulo Bispo dos Santos Prado, presidente da Associação Peregrinos do Cuidar; e o médico Leandro Fonseca. O evento contou com apresentações musicais da cantora Rebeka Vargas, com músicas do repertório evangélico.

“Trabalho de excelência” – “Quem trabalha para ajudar o próximo merece muito mais do que um título. Precisa de apoio incondicional. Sou missionário há mais de 20 anos e sei como é importante ajudar o próximo, cuidar de quem precisa. E, para ajudar alguém, é preciso ser forte, é preciso vocação. Vemos isso no Projeto Peregrinos do Cuidar. Quando falamos de cuidados paliativos, estamos falando, muitas vezes, de pessoas que já estão na fase terminal. E tanto essa pessoa quanto as pessoas que estão ao lado dela precisam de um suporte. E a Associação Peregrinos do Cuidar realiza esse trabalho com excelência. Por isso, fizemos questão de que a entidade tivesse todo o apoio possível do poder público”, afirmou Cristiano Passos em seu discurso.

O secretário Luiz Henrique Galvão, em nome do prefeito Rodrigo Manga, parabenizou o vereador Cristiano Passos pelo apoio à Associação Peregrinos do Cuidar e enalteceu seu trabalho parlamentar, bem como a atuação da entidade em prol dos pacientes com câncer. Por sua vez, o secretário de Saúde, Cláudio Pompeu, disse que se sentir muito feliz por assinar um termo de parceria com a associação para poder oferecer os seus serviços aos munícipes.

Metas da entidade – O presidente da Associação Peregrinos do Cuidar, Paulo Prado, num discurso emocionado, em que relembrou pacientes, familiares e voluntários que ajudaram a construir a entidade, contou que, em sua adolescência, ele, a mãe e a avó tiveram que cuidar do avô, que teve câncer. “A família adoece junto. Foi um fardo difícil de carregar. Quando meu avô morreu, decidi fazer medicina para me especializar em oncologia”, contou.

“Na residência, a gente já percebe o quanto é carente a população que depende do SUS”, contou o médico, relatando casos de pacientes que, ao serem desenganados pelos médicos, morriam em casa, vivendo seus últimos dias em condições precárias, sem receber os cuidados paliativos necessários. Posteriormente, quando já trabalhava como médico na Santa Casa, a morte de uma paciente, que recebeu no hospital os devidos cuidados paliativos, o inspirou a criar a associação. Uma das metas da entidade é criar em Sorocaba uma hospedaria para pacientes terminais.

Dados da entidade – A Associação de Assistência, Ensino e Pesquisa em Cuidados Paliativos Peregrinos do Cuidar foi fundada em 4 de maio de 2020, com sede na Rua João dos Santos, nº 185, Jardim Santa Rosália. Seu idealizador, junto com outros profissionais de saúde, é o médico Paulo Eduardo Bispo dos Santos Prado, formado Faculdade de Medicina de Sorocaba desde 1998, com especialização em Clínica Médica e Oncologia Clínica pela PUC-SP. 

O Projeto Peregrinos do Cuidar, desenvolvido pela entidade, oferece assistência multiprofissional – com médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, assistente espiritual, entre outros – a pacientes oncológicos em condição de vulnerabilidade social, além de oferecer apoio e treinamento aos familiares e cuidadores, visando aliviar os sintomas da doença e o sofrimento sob os aspectos físico, social, familiar, emocional e espiritual.

Demais autoridades – Além das autoridades citadas, a sessão solene também contou com as seguintes participações: Gilvane Passos, esposa do vereador Cristiano Passos; da comunicação da Urbes, Anderson Santana e Fábio Campos; superintendente do Procon, Cristiane Bonito; gestor da saúde Roberto Carlos; vice-presidente do Podemos, Luiz Cláudio de Rosa; e os homenageados: Antônio, João Vitor, Leila, Lizete, Luiz Fernando, Manuel, acompanhado de Ceomar, Vinícius, Kátia, Lais, Suelen, Antônio, Fabiana Prado e Paulo Eduardo Bispo. O padre Flávio Jorge Miguel Júnior, presidente da Santa Casa, foi representado por Fabiana Ferrari. Também presentes: Cecília Nole, Maria José Tuzino e o casal Donizete Domingues e Graziella Domingues.

Transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo Fibra, a sessão solene está disponível no portal da Câmara de Sorocaba e em suas redes sociais.