O vereador conta que foi procurado por munícipes que relatam a falta de especialistas e de profissionais no cumprimento das escalas
O vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal, solicita informações ao Executivo sobre o quantitativo de escalas e especialidades dos profissionais de saúde na Rede Municipal de Saúde.
“Tenho recebido inúmeras reclamações de pacientes quanto aos problemas enfrentados pela população quando precisam de atendimento médico nas unidades de saúde. Eles relatam ausência de profissionais no cumprimento das escalas e a falta de profissionais especialistas em todas as unidades que atendem especialidades”, afirma o vereador, que destacou seu requerimento na tribuna na sessão passada.
Rodrigo do Treviso observa que as reclamações quanto à falta de pessoal não são somente da equipe médica, mas também das equipes de enfermagem e administrativa. “Além do número insuficiente de profissionais e da demora excessiva no atendimento, os munícipes também reclamam das falhas constantes no processo de cadastramento e recepção da população atendida”, afirma.
Em seu requerimento, Rodrigo do Treviso indaga qual é o quantitativo geral de profissionais que atuam na rede Municipal de Saúde – especificados por área (enfermagem, médica e administrativa) e por unidade de saúde – e quantos servidores estão afastados e por quais motivos. O vereador quer saber, ainda, se as contratações de médicos anunciadas pela Prefeitura foram concretizadas, qual o tipo de contrato, especialidades e lotação, e como está o andamento do Mutirão da Saúde, indagando quantos exames e consultas foram realizados.