06/06/2022 12h41
Facebook

Bem-estar animal, meio ambiente, cem anos do rádio no Brasil, ambulância nos pronto-atendimentos, “Gabinete Itinerante”, produção legislativa e o cenário político nacional foram temas abordados pelo vereador Fausto Peres (Podemos) em entrevista a Carlos Garbo, no programa “Bate-Papo com os vereadores”, da TV Câmara, transmitido na manhã desta segunda-feira, 6. 

Integrante da Mesa Diretora, como 2º vice-presidente, Peres falou sobre a avaliação positiva da população ao Legislativo, conforme pesquisa recente, e o trabalho desenvolvido pelos parlamentares. "Estamos com uma Câmara bem plural e com vereadores atuantes e, diferente da gestão anterior, trabalhando em parceria com o Governo”, disse, ressaltando que todas as regiões da cidade possuem representantes na Casa. “Esses vereadores acabam atuando bastante em suas comunidades o que acaba refletindo nas pesquisas, pois a população está acompanhando isso”, completou.

Recentemente, o parlamentar foi contemplado com o prêmio Prêmio Melhores de 2021 em Gestão Pública e Política, promovido pelo Portal RMS News, que se dedica à produção e veiculação de notícias sobre Sorocaba e região, na categoria de Melhor Mandato Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente e da Sustentabilidade e Defesa Animal. Durante a entrevista, o parlamentar falou sobre sua atuação na área.

Entre os temas abordados, Peres comentou a recente apreensão de 70 animais na Zona Leste, resgatados pela Patrulha Animal, após denúncias de munícipes. “Toda a equipe do Bem-Estar Animal está de parabéns, assim como algumas ONGs que ajudaram”, disse, lamentando a situação deplorável dos cães e gatos resgatados que, após tratamento, serão encaminhados para adoção, como frisou. O parlamentar reforçou ainda a diferença entre o Samu Animal, destinado a atendimento de animais vítimas de acidentes, por exemplo, e a Patrulha Animal, que atende denúncias de maus-tratos. 

Ainda sobre o tema, citou sua proposta que desmembrou a Comissão de Meio Ambiente e de Bem-Estar Animal. O vereador comentou também seu trabalho de em defesa de pauta ambientais, como poda de árvores, manutenção de nascentes e desassoreamento de lagos.

Homenagem a radialista – Fausto Peres falou ainda sobre o projeto de sua autoria, que entra em votação nesta terça-feira, e que homenageia com a denominação de uma via o jornalista José Roberto Ercolin. “É uma homenagem louvável a um grande formador de opinião das manhãs da Rádio Ipanema e que vai ficar na história e na memória do sorocabano”, afirmou. O parlamentar, que é radialista, citou ainda os cem anos do rádio no Brasil que deverá ser comemorado em sessão solene de sua iniciativa no mês de setembro. “Estamos pretendendo fazer uma sessão bem bacana, resgatando a história do rádio e dos radialistas que fizeram história em Sorocaba e no Brasil, com o apoio da Uniso e do Senac”, disse. 

Filiado ao Podemos, o vereador citou ainda o envio de emendas parlamentares pela presidente do partido, deputada Renata Abreu, a seu pedido, e que viabilizou a construção do consultório odontológico oncológico na Santa Casa. “Agora, nesta quinta-feira, graças ao Padre Flávio, será a inauguração do consultório”, completou, lembrando que o trabalho dos profissionais na unidade será voluntário.

O parlamentar, que preside a Comissão de Cultura e Esporte na Casa, falou ainda da inclusão das corridas “21K Sorocaba” e “Kiss Run Feminina”, no calendário oficial de eventos do município. “Quando você inclui essas corridas no calendário oficial, a prefeitura vai dar publicidade, o que vai criar uma vontade a quem está na região de vir para Sorocaba desfrutar do evento, deixando a cidade mais alegre, mais festiva e gerando renda”. Ainda na área dos esportes, o parlamentar falou de futebol e da volta dos Jogos Abertos do Interior à cidade.

Falta de ambulâncias – Durante entrevista, o vereador Fausto Peres comentou o problema relacionado à transferência de pacientes para os hospitais pelo SAMU, que foi amenizado após sua proposta, acatada pela Prefeitura, que prevê ambulâncias fixas nas unidades municipais de pronto atendimento. “Já chegou a quinze, vinte horas a espera por uma transferência das unidades pré-hospitalares para o hospital”, lembrou. 

“Fiz um projeto de lei e conversei com o secretário da época e o prefeito, explicando a situação, e defendendo que deveriam ter ambulâncias fixas nas UPAs e UPHs só para fazer a transferência desses pacientes e, graças a Deus, se tornou um projeto que começou a funcionar no mês de fevereiro desse ano”, disse, ressaltando que as UPHs Zona Norte e Zona Oeste e os PAs Zona Norte e Zona Leste já foram contemplados. 

Encerrando sua participação, o parlamentara falou sobre o trabalho desenvolvido pelo “Gabinete Itinerante” – projeto onde o vereador e sua equipe atende a população diretamente nos bairros, em feiras livres. A entrevista completa com o vereador Fausto Peres ficará disponível no portal da Câmara Municipal e nas redes sociais da Casa.