07/06/2022 12h57
Facebook

A iniciativa foi da vereadora Iara Bernardi (PT), que atuou como deputada federal para trazer o campus da universidade para a cidade

Os 16 anos de instalação do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foram comemorados em sessão solene da Câmara Municipal, realizada na noite de segunda-feira, 6, por iniciativa da vereadora Iara Bernardi (PT), que, quando deputada federal, atuou para trazer o campus da instituição de ensino para a cidade.

Além de Iara Bernardi (PT), que presidiu a solenidade, a mesa de honra contou com as seguintes autoridades: deputado estadual Paulo Fiorilo (PT); vereadora Fernanda Garcia (PSOL); Ana Beatriz de Oliveira, reitora da UFSCar; Nelson Cancelara, presidente do Parque Tecnológico, representando o prefeito Rodrigo Manga; a diretora do Campus Sorocaba da UFSCar, Karina Martins; e João Leandro da Costa Filho, representando o deputado federal Vitor Lippi (PSDB).

A mesa estendida contou com a presença de representantes do Campus da UFSCar, Campus Lagoa do Sino da UFSCar (situado no Município de Buri), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Sindicato dos Metalúrgicos, Levante Popular da Juventude, Instituto Plena Cidadania, Coletivo Mulher Trabalhadora da CUT e assessoria do vereador Prof. Salatiel Hergesel (PDT), entre outras autoridades.

Luta pela universidade – “Foi uma batalha trazer a universidade para a nossa região, porque a região de Sorocaba, daqui até a divisa com Paraná, era a única região que não tinha uma vaga no ensino público superior. A implantação de UFSCar em Sorocaba foi decorrência da política de governo do presidente Lula de expansão da universidade pública, que se concretizou na gestão de Fernando Haddad, quando ministro da Educação”, afirmou Iara Bernardi, destacando que teve a honra de participar desse processo. 

Iara Bernardi observou que, na época, a região foi contemplada com seis institutos federais e, em razão dessas instituições de nível técnico e superior, é que Sorocaba recebe investimentos e atrai empresas. Também contou ter participado da implantação do Campus Lagoa do Sino, no Município de Buri, numa fazenda de cerca de 600 hectares, doada à UFSCar pelo escritor Raduan Nassar, autor do romance “Lavoura Arcaica”. Lembrou, ainda, que a doação do terreno para a implantação da UFSCar em Sorocaba ocorreu na gestão do então prefeito Vitor Lippi. 

A parlamentar lamentou os atuais cortes de recursos na educação e defendeu ainda mais investimentos na universidade pública e a expansão do campus da UFSCar em Sorocaba, enfatizando que a instituição desempenha um papel essencial no desenvolvimento social e econômico de Sorocaba e região. Iara Bernardi observou ainda que esse papel da UFSCar Sorocaba nem sempre é bem compreendido por setores da cidade. Também a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) destacou que “a universidade é um ambiente de construção, pensamento e diversidade, que movimenta o mundo” e criticou o governo federal pelos “ataques diários” às universidades públicas. 

Papel educacional – A reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, agradeceu a vereadora Iara Bernardi – “madrinha da UFSCar Sorocaba” – e ao Legislativo sorocabano pela homenagem à instituição. Destacou o “importante papel educacional da USFCar na oferta de acesso gratuito ao ensino superior de qualidade e no desenvolvimento social, tecnológico e científico na região nesses 16 anos”. Também agradeceu o apoio que a instituição tem recebido do deputado federal Vitor Lippi (PSDB) e do deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), bem como aos órgãos públicos e empresas que têm sido fundamentais na parceria com a universidade. 

“O campus da UFSCar Sorocaba foi projetado para contribuir de forma estratégica com o desenvolvimento regional e, nesse sentido, os cursos ofertados, os formatos desses cursos, seus projetos pedagógicos, foram pensados à luz da realidade da Região Metropolitana de Sorocaba”, afirmou a reitora Ana Beatriz de Oliveira. “Vale ressaltar que o campus tem como eixo norteador a sustentabilidade e ela aparece em todos os aspectos desse campus, desde o planejamento da ocupação física até os temas de pesquisa”, acrescentou. Observou, ainda, que, em 2021, a UFSCar conquistou alguns avanços como a Implantação do Instituto de Estudos Avançados Estratégicos e a criação do Instituto da Cultura Científica. 

Campus Sorocaba – A diretora UFSCar Sorocaba, Karina Martins, fez uma exposição sobre a estrutura, o funcionamento e os projetos do campus, que está localizado na Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), próximo ao Km-100, numa extensão de 70 hectares e 48 mil metros quadrados de área construída, que abrigam três centros acadêmicos: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade, Centro de Ciências Humanas e Biológicas e Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia. Além das salas de aula, dispõe de 62 laboratórios, três auditórios, biblioteca, restaurante universitário, lanchonete, ambulatório, quadra esportiva e pista de atletismo.

Segundo Karina Martins, a UFSCar Sorocaba conta com quase 2,9 mil alunos de graduação, 43% deles provenientes da Região Metropolitana de Sorocaba. “Devido à qualidade do corpo docente, formado principalmente por doutores em regime de dedicação exclusiva, o crescimento da pós-graduação também foi vertiginoso. Criamos o nosso primeiro curso em 2008 e, hoje, já temos 17 cursos de pós-graduação, com mais de 500 estudantes e centenas de mestres ou doutores formados a cada ano”, contabiliza, acrescentando que a UFSCar Sorocaba também desenvolve pesquisa e extensão, inclusive com diversos trabalhos científicos relacionados à pandemia de Covid-19.

O evento contou ainda com diversos depoimentos das autoridades presentes sobre a relevância social e econômica da USCar Sorocaba para a região. A reitora e outras autoridades receberam título de Visitante Ilustre, concedido pela Câmara por iniciativa de Iara Bernardi. Além de um vídeo mostrando aspectos da história da instituição, a sessão solene também contou com a participação do Grupo “Batalha de Rimas do Extremo Leste”, um grupo de jovens de Brigadeiro Tobias que integra o movimento do hip hop e do skate. A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo Fibra) e está disponível no portal da Câmara de Sorocaba e em suas redes sociais.