10/06/2022 12h22
atualizado em: 10/06/2022 12h25
Facebook

Além do trabalho voltado aos idosos, o parlamentar discorreu sobre outras leis e projetos de sua autoria e da parceria Legislativo-Executivo, no programa “Bate-Papo com os Vereadores”

Em entrevista à TV Câmara, na manhã desta sexta-feira, 10, o vereador Cristiano Passos (Republicanos) falou sobre produção legislativa, parceria com o Executivo, proteção do idoso, saúde, subprefeituras e gestão de resíduos, entre outros temas. Convidado do programa “Bate-Papo com os Vereadores”, comandado por Carlos Garbo, o parlamentar reforçou que Executivo e Legislativo devem andar juntos em prol da aprovação de projetos importantes para o Município. “Se andamos junto com o Executivo é porque sabemos da importância dessa união. A cidade não conseguirá dar passos mais largos se não houver essa parceria”, ressaltou.

Ainda nessa seara, o vereador comentou o lançamento do mutirão da saúde no Banco de Olhos de Sorocaba, que deverá zerar a fila por cirurgias de cataratas. “O número exato são 701 cirurgias. É um número grande. Em 2020 um levantamento apontou 398 pessoas, quer dizer, de dois anos para cá quase duplicou a fila”, salientou, lembrando que enviou, por meio de emenda parlamentar, R$ 100 mil para o hospital. 

O parlamentar também cobra melhorias para o Samu que, segundo o vereador, sofre com deficiências nas estruturas interna e também na de regaste. “O Samu deve receber atenção especial. Você não pode ver o Samu apenas como quem vai lá resgatar a pessoa acidentada ou que sofreu um enfarto. Tem que ver como um atendimento de urgência e emergência”, salientou.

Ainda na área de saúde e assistência à população, o vereador falou sobre o trabalho desenvolvido pela entidade “Peregrinos do Cuidar”, de atendimento a pacientes oncológicos, que recebeu a declaração de utilidade pública por sua inciativa, e sobre o projeto de lei de sua autoria que institui o “Cordão Girassol” como um meio de identificação de pessoas com deficiência não visível, para que elas possam ter suas necessidades e direitos respeitados. O cordão deverá ser doado pelo Banco de Olhos. “Parabenizo o BOS mais uma vez pela parceria. Os cordões serão doados para que o Município não se preocupe com o impacto financeiro”, completou. 

Junho Violeta - Autor da Lei 12.471, de 16 de dezembro de 2021, que instituiu A Campanha “Junho Violeta”, voltada para o combate à violência contra os idosos, Cristiano Passos falou sobre o trabalho que ele vem sendo desenvolvido em prol dessa parcela da população. “A gente precisa valorizar pessoas que tem o que nos ensinar. Se a gente levantar essa bandeira, vamos colaborar para que este respeito seja ampliado”, afirmou, destacando que estuda novos projetos em prol da qualidade de vida dos idosos. 

Durante a entrevista, o parlamentar também comentou outras propostas de sua autoria em tramitação na Casa, como a que prevê maior transparência aos imóveis locados pela Prefeitura e de valorização dos caminhoneiros, através de uma semana educativa. Também falou sobre temas como assistência psicológica e segurança nas escolas; implantação de subprefeituras, exclusivas para zeladoria; videomonitoramento em clínicas veterinárias e lojas de animais e criação de espaço específico para soltura de pipa. Outro tema defendido pelo parlamentar é o reaproveitamento de entulhos da construção civil, por meio de um programa de gestão de resíduos. “Existe a proposta de extinção dos aterros sanitários, mas, para serem extintos, são precisos projetos como este”, destacou. 

A entrevista completa do vereador Cristiano Passos ao “Bate-Papo com os Vereadores” já está disponível nas redes sociais do Legislativo e na grade da TV Câmara.