13/06/2022 08h29
Facebook

A solenidade, por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), contou com participantes de várias denominações evangélicas ​

O Dia do Pastor Evangélico, celebrado tradicionalmente no segundo domingo de junho, foi comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite desta sexta-feira, 10, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador Luis Santos (Republicanos), presidente em exercício da Câmara Municipal, que, todos os anos, por meio de seu mandato parlamentar, celebra a data no Legislativo sorocabano, com a participação de diversas denominações evangélicas.

Além do vereador Luis Santos, que presidiu a solenidade, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: vereador Cícero João (PTB); pastor Osmar Goulart da Silva; pastora Fabrícia Lenski Rosa; pastora Valquíria Salinas; e Carlos Rocco Júnior, controlador geral do município, representando o prefeito Rodrigo Manga, que também gravou uma mensagem saudando o pastor Luis Santos pela sessão solene e todos os pastores, pastoras e denominações pelo trabalho missionário e social realizado, inclusive no combate à fome.

A mesa estendida contou com os pastores: Alexandre Aguera, André Santos, Daniel Crepaldi, Davilson José de Araújo, Edgar Ferreira de Souza, Elias Miguel dos Santos, Expedito Vieira, Fausto Sanches, Gerson Frazão dos Reis, Jason de Oliveira Ruiz Júnior, Joaquim Lyra Filho, Keila Vasconcelos, Lourival Moreira, Luciano Sanches de Oliveira, Márcio Ferreira de Souza, Nelson Rosa Pereira, Otávio Augusto Oliveira de Carvalho, Raquel Lima Vieira, Robert William Santos Peres, Robson Cabral de Vasconcelos, Rosângela Aparecida Coelho Teixeira, Sandro Alves Moreira, Valdemar Vaz e missionária Jesuína do Nascimento Souza.

Tradição no Legislativo – O vereador Luis Santos lembrou que, todos os anos, desde seu primeiro ano de mandato, realiza sessão solene em homenagens aos pastores e pastoras. “É um reconhecimento à importância de cada um de vocês, pastores, pastoras e obreiros. Já é a décima terceira sessão solene. Deus é muito claro ao dizer que devemos orar pela cidade em que habitamos. Temos seguido essa orientação divina e, hoje, temos à frente do Executivo um servo de Deus, uma pessoa que se pauta pelos nossos princípios e valores”, afirmou. 

A sessão solene contou com apresentações musicais da Orquestra Regional da Assembleia de Deus Ministério Belém de Sorocaba, sob a regência do maestro Jader Oliver, com a pianista Denise Oliveira. Também se apresentou o Conjunto de Louvor da Assembleia de Deus Ministério Belém de Sorocaba. A pastora Fabrícia Lenski, que se pronunciou durante o evento, afirmou: “Estamos tendo o privilégio de viver um tempo de colheita na nossa cidade, nas nossas igrejas”. Também foram homenageados com votos de congratulações pastores, pastoras e obreiros.

Papel das igrejas – O 1º vice-presidente da Assembleia de Deus Ministério Belém de Sorocaba, reverendo Osmar Goulart da Silva, discorreu sobre o papel espiritual e social dos evangélicos. “Trago a todos a saudação do meu pai, reverendo Osmar José da Silva, que está com 86 anos, há 71 anos estudando e ensinando a Palavra de Deus” – afirmou ao saudar os presentes.

O pastor apresentou dois exemplares antigos da Bíblia, um impresso em 1900 e outro em 1781, em português, algo raro na época, conforme lembrou, uma vez que a Bíblia era publicada em latim. “Meu propósito é dizer para vocês que as palavras contidas neste Evangelho, ultrapassam o tempo. Elas passam pelos governos, pelas ideologias. Não importa a embalagem, não importa a mudança social: esta palavra é viva e eficaz e sempre vai alcançar um coração que se abre para entender, ouvir e viver”. 

Inserção social – O pastor Osmar Goulart salientou que o Brasil conta, hoje, com cerca de 70 milhões de evangélicos, com cerca de 250 mil pastores e pastoras. “Não dá mais para não enxergar esta população e achar que o evangélico é um povo fanático. Temos neste meio evangélico pessoas de diversas profissões, diversos lugares, diversas áreas. Nós, evangélicos, somos quase tão diversos quanto diverso é o Brasil”. 

O pastor acrescentou: “Temos pastores empresários, engenheiros, advogados, músicos, publicitários, políticos, desembargadores, juízes, promotores, delegados, marceneiros, serralheiros, pedreiros. E a grande maioria dos pastores estão nos rincões, nos sítios, nos valados, levando a Palavra de Deus e transformando vidas”. 

Osmar Goulart enfatizou, ainda, o papel de socialização que as igrejas promovem: “Os pastores, as igrejas, os cristãos realizam um trabalho social, repartindo o pão, a cesta básica, as roupas, um abraço, uma palavra amiga. Hoje, temos aqui a orquestra da Assembleia de Deus, uma amostragem dela, músicos que aprenderam a tocar na igreja e hoje são músicos profissionais, que ganham o seu pão com isso. Muitas pessoas descobrem seu talento na igreja e, a partir disso, aprendem uma profissão” – destacou.

A sessão solene, encerrada com uma oração realizada pela pastora Valquíria Salinas, foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e está disponível no portal do Legislativo sorocabano e em suas redes sociais.