Em entrevista à Rádio Câmara, o vereador Luis Santos (Republicanos) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Robson Coivo, falaram sobre os programas e projetos municipais voltados ao tema
Qualificação, vagas de emprego e recolocação no mercado foram tema do programa “Radar Cidadão”, da Rádio Câmara, na manhã desta segunda-feira, 20. O vereador Luis Santos (Republicanos) juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo abordaram o assunto durante entrevista, conduzida por Carlos Garbo.
O secretário falou sobre a função do Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT), que classificou como “uma grande agência de empregos”, sem custos para quem busca recolocação no mercado de trabalho e também para os empresários. “Temos experimentado um momento muito favorável, onde, segundo o Caged, Sorocaba tem gerado mais empregos que nos últimos 14 anos”, afirmou. De acordo com Coivo, o PAT disponibiliza de 300 a 400 vagas de emprego ao dia, sendo que o atendimento ocorre na sede, na região central, e também nas Casas do Cidadão.
O vereador Luis Santos lembrou ainda que o PAT, além de ser uma porta de acesso ao mercado de trabalho, presta suporte ao trabalhador em outras áreas como nos trâmites para concessão de seguro desemprego, por exemplo. O parlamentar também falou sobre a importância de qualificação e capacitação, citando o trabalho da Universidade do Trabalhador (Uniten).
“Uma das dificuldades do trabalhador desempregado é a locomoção ao lugar do curso, e, pensando nisso, apresentamos um projeto, encampado pelo prefeito, que acredito que nesse próximo semestre já será possível, para dar transporte gratuito para quem estiver matriculado nos cursos da Uniten”, afirmou.
De acordo com o secretário, a Uniten oferece, em média, 500 vagas ao mês em cursos rápidos de requalificação e também de empreendedorismo. “Disponibilizamos as vagas conforme com a demanda do mercado. Então se está vindo bastante supermercados e hipermercados, já temos a demanda de operadores de caixa, frentes de caixa, repositores e confeiteiros”, exemplificou. Coivo reforçou que as inscrições são feitas on-line sendo voltadas, principalmente, a desempregados. A população pode acompanhar a abertura de vagas nas redes sociais e no portal da prefeitura.
O secretário citou ainda que o município ofertará mil vagas do “Bolsa Trabalho” (com inscrições já encerradas), em parceria com o Governo do Estado, beneficiando pessoas em estado de vulnerabilidade com ajuda de custo de R$ 540 reais e qualificação. “A fome tem pressa e a pessoa tem que sair dessa situação de desemprego”, salientou o vereador Luis Santos.
Outros temas abordados durante a entrevista foram o Concilia Sorocaba, o Mutirão do Emprego, a recolocação de pessoas com mais idade no mercado de trabalho e o acesso de jovens ao primeiro emprego. O secretário comentou ainda a criação de mais de 1,5 mil empregos, com a vinda de quatro novas empresas para a cidade, além do anúncio, previsto para esta terça-feira, de novos investimentos da Embraer no Aeroporto de Sorocaba.
Transmita ao vivo pela TV e Rádio Câmara, a entrevista completa com o vereador Luis Santos e o secretário Robson Coivo está disponível no portal do Legislativo e redes sociais da Casa.