21/06/2022 12h38
atualizado em: 22/06/2022 19h01
Facebook

Produzido pelo Laboratório de Comunicação na Uniso, o programa estreia nesta quarta-feira, 22, e terá reprise aos sábados, às 13 horas

Os 100 anos do rádio no Brasil estão sendo comemorados com uma série de entrevistas com radialistas de Sorocaba e região, produzidas pelo Laboratório de Comunicação da Universidade de Sorocaba (Uniso). A partir desta quarta-feira, 22, às 17 horas, a série de programas com as entrevistas começará a ser veiculada pela TV Câmara dentro de sua programação, com reprise aos sábados, às 13 horas. Os entrevistados contam histórias que vivenciaram no rádio, revelando os bastidores desse veículo de comunicação.

A parceria entre a Câmara Municipal de Sorocaba e o Laboratório de Comunicação da Uniso para a divulgação da série de entrevistas na TV Legislativa foi acertada com o coordenador do projeto, professor e jornalista Fernando Negrão, pelo presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), por intermédio do secretário de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas, que também é docente na Uniso, onde coordena o curso de Relações Públicas.

Luiz Rodrigues e Fernando Negrão em entrevista na Rádio CâmaraO Projeto “100 Anos do Rádio no Brasil” tem como meta entrevistar 100 personalidades que contribuíram com a história do rádio em Sorocaba e região. O primeiro entrevistado é o radialista José Desidério, que nasceu na cidade paulista de Conchas, em 1943, e desde criança era apaixonado pelo rádio, sonhando em ser narrador esportivo – sonho que se concretizou em Sorocaba, onde o radialista, atuando em várias emissoras, é considerado um mestre do rádio.

As entrevistas têm duração de 30 a 60 minutos e começaram a ser veiculadas pela Rádio Uniso e TV Uniso, no dia 15 de junho último e estão programadas até 22 de setembro. Realizadas pelos professores e radialistas Fernando Negrão Duarte, Luiz Rodrigues e Douglas Valle, as entrevistas contam com o suporte da equipe do Labcom da Uniso, responsável pela filmagem, fotos e edição, envolvendo operadores de áudio e vídeo e assistentes de estúdio. A equipe é composta por André Nunes, João Vitor, Luiz Lázaro, Rodrigo Neves, Danillo Santana, Rafael Alves, Clara Toscano, Teresa Camargo, Fernando Rezende e Fernando Leça.

A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil foi feita pelo médico, professor e antropólogo Roquete-Pinto (1884-1954), em 7 de setembro de 2022, por ocasião do centenário da Independência do Brasil. Roquete-Pinto fundou, em 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em Sorocaba, as duas primeiras emissoras, PRD9 e PRD7, foram fundadas em 1933.