23/06/2022 11h37
Facebook

Mutirão da saúde, doação de sangue, iluminação pública e transporte público foram algumas das questões abordadas pelo vereador no “Jornal da Câmara”

Mutirão da saúde, incentivo à doação de sangue, manutenção da iluminação pública e melhorias no transporte público foram alguns dos temas abordados pelo vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 23, antes da sessão ordinária da Câmara de Sorocaba. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre sua estratégia de visitar outros municípios em busca de experiências de gestão e legislação que estão dando certo para trazê-las para Sorocaba.

Rodrigo do Treviso defendeu o seu projeto de lei que prevê desconto de 5% no IPTU para pessoa que doar sangue ao menos duas vezes por ano. “Há quem critique esse projeto, afirmando que ele tira receita da Prefeitura. Mas o que é mais importante: a receita ou a vida? A doação de sangue salva vidas. Além disso, não são todas as pessoas que vão recorrer ao benefício. Então, é muito benefício para pouco dinheiro”, argumenta Treviso, observando que a medida valeria para o orçamento do próximo ano, caso o projeto venha a ser aprovado.

Iluminação pública – Na sessão passada da Câmara Municipal, o vereador Rodrigo do Treviso apresentou mais de 220 indicações sobre pontos de iluminação pública que precisam de manutenção. “A gente estava recebendo bastante demanda sobre iluminação pública, mas não temos um cronograma de troca de lâmpadas. Então, juntamente com meus assessores, fizemos um levantamento sobre os pontos de iluminação que precisam de manutenção na cidade. Fiz as indicações separadas, em vez de juntá-las num só requerimento, para ter um melhor controle das lâmpadas que forem trocadas”, explicou. 

Rodrigo do Treviso critica a falta de racionalidade no processo de trocas de lâmpadas. “Antes, havia três veículos da empresa fazendo a troca de lâmpadas e dois da Prefeitura. Conversamos com o secretário da área e houve uma mudança no contrato para que a empresa coloque cinco carros. Mas a troca não depende de uma ordem de chamada da Prefeitura, por isso que, muitas vezes, o prestador de serviço troca a lâmpada de um poste, que está na ordem de chamada, mas não troca a do poste próximo, por não estar na lista, e tem de voltar depois para fazer a troca”, explica, defendendo a racionalização do processo, como ocorreu, segundo ele, no processo de tapa-buraco na região da Vila Helena.

Mutirão da saúde – Preocupado com a demanda reprimida por cirurgias, Rodrigo do Treviso, por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, fez uma série de questionamentos sobre o mutirão de cirurgias deflagrado pela Prefeitura Municipal. “O Governo do Estado lançou o mutirão e vai pagar 100% a mais da tabela do SUS e está incluindo consultórios particulares e especialidades. Então, estamos solicitando à Prefeitura para fazer o cadastro e participar desse programa”, afirma Treviso, observando que algumas prefeituras perdem esse tipo de convênio por falta de cadastro.

Outra proposta que Rodrigo do Treviso está defendendo é o empréstimo de maquinário para pequenos produtores rurais por parte da Prefeitura Municipal, com o objetivo de gerar emprego e renda, pois, conforme salienta o vereador, os pequenos produtores rurais são verdadeiros empreendedores. “Conheci projetos do gênero que existem em outros municípios e estou trabalhando para trazer essa proposta para Sorocaba”, conta. De acordo com o vereador, poderiam ser emprestados aos pequenos agricultores equipamentos como caminhão, caminhão-pipa, retroescavadeira, trator e implementos agrícolas, entre outros.

Transporte público – O transporte público também foi outra questão abordada por Rodrigo do Treviso, que é autor de dois projetos de lei, um deles, prevendo a implantação de abrigos nos pontos de ônibus, e outro estabelecendo a obrigatoriedade de placas informativas nos pontos de ônibus. “A passagem de ônibus de Sorocaba é uma das mais caras do país, se não for a mais cara, então, eu acho que o usuário do transporte público merece um atendimento de qualidade, com abrigo nos pontos de ônibus e informação sobre o itinerário dos ônibus. O usuário está pagando pelo transporte e tem o direito de não ficar exposto à chuva e ao sol”, argumenta Treviso. 

O vereador também sustenta que a informação sobre o itinerário dos ônibus é fundamental. “Se a pessoa toma aquele ônibus todo dia para ir ao trabalho ou à escola, ele já sabe o horário, mas se ele vai num outro bairro, que não integra sua rotina do dia a dia, ele chega no ponto de ônibus e não faz a mínima ideia de quando passa o ônibus, pois não há nenhuma informação a respeito. Sei que tem em aplicativo, mas muita gente nem sabe ou não tem como usar o aplicativo naquele momento. Não estou pedindo um painel de LED em cada ponto, basta um cartaz simples, com as informações sobre o itinerário do ônibus”, explica.

Por fim, Rodrigo do Treviso contou que, como parlamentar, procura buscar boas experiencias de gestão e legislação em outros municípios, tendo viajado para Goiás e Mato Grosso, com seus próprios recursos, com o objetivo de conhecer projetos e programas que julga adequados para Sorocaba.