28/06/2022 10h47
Facebook

Lazer para famílias de baixa renda, imóveis com contêineres na calçada e política de preços da Petrobrás foram alguns dos temas abordados pelo vereado

Gratuidade para crianças e adolescentes em parques de diversões instalados em eventos da Prefeitura, desconto no IPTU para imóveis que têm contêineres em suas calçadas e a política de preços dos combustíveis no país foram algumas das questões abordadas pelo vereador Francisco França (PT) no “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 28, antes da sessão ordinária da Casa. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre seu projeto que prevê a implantação de energia fotovoltaica em prédios públicos e na iluminação pública.

Autor de um projeto de lei que prevê gratuidade para crianças e adolescentes em parques de diversões instalados em eventos da Prefeitura de Sorocaba, Francisco França explicou as razões de sua proposta: “Pegamos como exemplo a cidade de Votorantim e o objetivo do projeto é ter um dia para que as crianças socialmente vulneráveis possam usufruir desses parques” – afirma, enfatizando que, uma vez instituído em lei, o benefício não vai depender da boa vontade do gestor e estará garantido para as crianças, especialmente em festa junina.

Para Francisco França, a crise econômica dificulta para as famílias a oferta de lazer para suas crianças. “Temos, hoje, milhões de pessoas desempregadas no Brasil, muitas delas passando fome. Entre comprar um pacote de arroz e comprar um ingresso para o filho ir ao parque, logicamente os pais vão comprar comida. Então, a gratuidade que estamos propondo é uma forma de dar dignidade para essas pessoas”, enfatiza França.

Contêineres de lixo – O vereador também apresentou projeto de lei que prevê desconto no IPTU para imóveis com contêineres de lixo em sua calçada. “Os contêineres são necessários para a limpeza da cidade, mas causam muitos transtornos para os moradores que convivem com um em frente ao seu imóvel. O próprio usuário, muitas vezes, não respeita. Joga lixo fora do recipiente, não tampa o contêiner. Os próprios catadores rasgam o saco, despejam o lixo no chão. Quase semanalmente há pessoas pedindo para mudar o contêiner da frente da sua casa. Mas os contêineres são importantes para a cidade e precisam ficar em algum lugar. Então, o desconto no IPTU é uma forma de compensar o morador que é obrigado a conviver com esse transtorno”, afirma França.

O vereador também comentou outro projeto de lei de sua autoria, que prevê a implantação de sistema fotovoltaico nos novos prédios públicos e na iluminação pública da cidade. “Esse é um projeto que eu reputo como um dos mais importantes que protocolei nesse primeiro semestre. Pesquisamos bastante e todos os especialistas defendem a necessidade de investir em energias renováveis. O investimento em energia solar vai significar economia para o município”, sustenta França. O vereador também enfatizou que iluminação pública é uma questão de segurança e criticou o prefeito Rodrigo Manga por, segundo ele, “ter feito um carnaval” prometendo iluminação, mas sem resolver o problema das lâmpadas queimadas na cidade, que motivam dezenas de indicações dos vereadores a cada sessão da Câmara.

Preços dos combustíveis – Presidente do Sindicato dos Rodoviários, Francisco França também falou sobre a questão dos preços dos combustíveis, diante do anúncio do Governo do Estado de que haverá uma redução do ICMS de 18 por cento nos combustíveis. “Isso não resolve nada. O problema do combustível não está na questão do ICMS, mas na política de preços da Petrobras. Segundo o governador, haverá uma redução de 48 centavos no litro da gasolina. Ora, no primeiro reajuste da gasolina, essa redução será engolida”, afirma França. Para o vereador, o papel da Petrobrás na economia do país é que precisa ser repensado. “A Petrobrás teve um lucro de cerca de 45 bilhões em três meses. Esse dinheiro saiu das costas do povo brasileiro. Ela não tem que ter prejuízo, mas também não pode ter um lucro astronômico”, afirmou.

Para França, os caminhoneiros autônomos estão sofrendo muito e as medidas anunciadas pelo governo federal, como um possível bônus para o caminhoneiro adquirir 200 litros de diesel, também não resolvem o problema. “Esses 200 litros de diesel qualquer caminhão gasta num dia. Volto a repetir: o problema só se resolve rediscutindo a política de preços da Petrobrás. Até porque essa política tem um impacto em toda a cadeia produtiva, a começar pelo setor alimentício”, enfatiza França, observando que a inflação pesa sobretudo no orçamento das famílias mais pobres. Por fim, o vereador conclamou a população a votar de forma consciente nas próximas eleições: “Ano de eleição é ano de reflexão. A decisão do eleitor vai pesar nos próximos quatro anos, por isso é muito importante votar de forma consciente”.