O vereador também defende a implantação de um terminal do transporte público na Zona Industrial
O vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), por meio de requerimento destacado e aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira, 30, solicita informações ao Executivo sobre as alterações no transporte coletivo e a ampliação do número de veículos que atendem a Linha 53, que liga o Éden ao Terminal São Paulo. O vereador observa que, em maio último, foram implantadas as novas adequações no sistema de transporte público no bairro, por meio da integração entre “linhas alimentadoras” (dentro do bairro) e uma linha expressa até o terminal.
O parlamentar destaca que, após a implantação do novo sistema de transporte, os moradores reclamam da demora e da falta de veículos expressos na Linha 53 (Éden), pois, a referida linha conta com viagens próprias somente até às 8h30 da manhã, após esse horário conta somente com veículos expressos da Linha 31 (Cajuru). Segundo reclamações dos munícipes, a falta de veículos em horários de pico, entre às 12 e 14 horas e entre 16h30 e 22 horas, tem causado atrasos nas viagens.
“A Prefeitura vem fazendo adequações, através da Urbes, para melhorar o sistema de transporte. Já foram feitas adequações na Zona Norte, nas principais avenidas da Zona Oeste e nas regiões de Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Éden e Cajuru. Essas quatro regiões são verdadeiras cidades e, nelas, foram implantadas áreas de transferência no transporte público”, observa. “A área de transferência é boa, mas é aberta, não oferece a devida segurança. Precisamos de um terminal na Zona Industrial, com toda infraestrutura necessária, como os terminais do BRT que foram implantados no Vitória Régia e no Parque São Bento”, afirmou João Donizeti, ao destacar seu requerimento em plenário.
Zona Industrial – João Donizeti enfatiza que a Zona Industrial conta com mais de 1.800 plantas industriais, que representam cerca de 70% de toda a arrecadação do município e merece um transporte público de qualidade, pois conta com uma população fixa e flutuante que ultrapassa a casa das 100 mil pessoas. “O Bairro do Éden possui mais de 30 núcleos habitacionais entre loteamentos abertos, condomínios e loteamentos fechados, com isso o número de usuários do transporte público é muito grande”, acrescenta o parlamentar.
Em seu requerimento, João Donizeti também solicita informações ao Executivo sobre a quantidade de veículos articulados que realizam o trajeto até o terminal São Paulo partindo do Éden e quantos realizam o trajeto até o Terminal São Paulo partindo do Cajuru. Também solicita informações sobre o tempo gasto nessas viagens, entre outras informações.