04/07/2022 12h39
atualizado em: 04/07/2022 12h39
Facebook

Por iniciativa do vereador Fausto Peres (Podemos), também foi homenageada, com título de cidadania, Rosana Vandelice Cazarin

Os 14 anos da Associação Criança Feliz foram comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de sexta-feira, 1º, no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Fausto Peres (Podemos). Na solenidade, também por iniciativa do vereador, foi entregue o Título de Cidadã Sorocabana a Rosana Vandelice Cazarin, idealizadora da entidade.

Além de Fausto Peres, que presidiu os trabalhos, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades e amigas da homenageada: secretário de Relações Institucionais, Luiz Henrique Galvão; ex-presidente do Rotary Club, Nelson Ribeiro; Karla Menna, idealizadora do Projeto Criança Feliz; pedagoga Isabel Batista; e fonoaudióloga Beatrice Zajdenwerg. Na mesa estendida, diversos amigos da homenageada e voluntários e funcionários de entidades assistenciais. O evento contou com apresentações culturais de Fábio Muniz (voz e violão) e Sebastião Costa Albuquerque, recitando poemas.

O vereador Fausto Peres, em seu discurso, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Associação Criança Feliz e disse que conheci o trabalho da entidade antes mesmo de ser eleito vereador. “O trabalho desenvolvido pelo terceiro setor, pelas associações não governamentais, é essencial, vocês são um braço muito importante para ajudar o poder público, porque, se não fosse vocês e muitas outras entidades, a Prefeitura não conseguiria atender toda essa demanda”, afirmou o vereador, que também enalteceu o trabalho de Rosana Cazarin.

Dados biográficos – Paulista de Jundiaí, onde nasceu em 17 de novembro de 1971, Rosana Vandelice Cazarin, oriunda de uma família de italianos, produtores de uva e vinho e participantes do movimento “Vicentinos”. Foi líder de grupo jovem da igreja e líder estudantil. Cursou psicologia na Universidade São Francisco de Itatiba e realizou estágio em instituições de atendimento para deficientes mentais e adictos, iniciando suas experiências no terceiro setor.

Veio para Sorocaba, onde fez pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia e Acupuntura e atuou na Amas (Amigos dos Autistas de Sorocaba) e na extinta Associação dos Transtornos de Humor de Sorocaba. Conheceu Karla Menna, membro do Rotary Club Sorocaba, com quem idealizou uma instituição para atender crianças com distúrbios de aprendizagem. Assim nasceu o “Projeto Criança Feliz”, que, em 2009, foi registrado como Associação Criança Feliz de Sorocaba, que atende mais de 70 pessoas.