05/07/2022 10h12
atualizado em: 05/07/2022 10h14
Facebook

Vereador encaminhou requerimento ao Executivo, após reunião com ciclistas

O vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil) recebeu um grupo de ciclistas em seu gabinete para discutir a situação das ciclovias no município. O parlamentar reforça que Sorocaba, que já foi referência nacional em ciclovias, tem perdido estrutura nos últimos anos. Treviso cita como exemplo a ciclo faixa da Rua Paes de Linhares, que foi removida em 2017 e não foi oferecida alternativa segura a quem se desloca de bicicleta. 

“O BRT também engoliu a ciclovia. Em alguns trechos, ciclistas tem que descer para a faixa onde circulam os ônibus, porque a estação do BRT foi construída sobre a ciclovia, sem que fosse criada uma alternativa segura. Não há qualquer sinalização indicando ao ciclista como proceder, nem mesmo alertando os motoristas sobre a presença de bicicletas na via”, ressalta.

“Vale ainda lembrar que as ciclovias que ainda existem, em sua maioria encontram-se sujas, falta varrição e limpeza, algumas estão quebradas e se desmanchando”, completa. 

Ampliação - De acordo com o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade de Sorocaba, oficializado pela Lei 11.319/2016, a meta da cidade é chegar a 235 km de ciclovias em 2027. Para isso, o plano prevê a construção de 120 km de novas ciclovias, em adição aos 115 km existentes na época de sua elaboração (2014).

O vereador Rodrigo do Treviso, atendendo aos ciclistas, está enviando requerimento à Prefeitura, solicitando que as ciclovias recebam tratamento adequado para que possam oferecer segurança a todos que dependem delas para se locomover.


(Com assessoria do vereador Rodrigo do Treviso – União Brasil)