06/07/2022 08h38
Facebook

De autoria do vereador João Donizeti (PSDB), a Lei 12.596, que institui o movimento na cidade, foi publicada no Jornal do Município

O Movimento “Julho Sem Plástico” passa a fazer parte do calendário oficial do Município de Sorocaba, ser realizado, anualmente, no mês de julho, como seu nome indica. É o que estabelece a Lei 12.596, de 4 de julho de 2022, de autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), publicada no Jornal do Município.

A data tem por objetivo fomentar as ações de políticas públicas municipais sustentáveis, bem como oferecer informações sobre a importância de se reduzir o consumo de material plástico e, consequentemente, a poluição ocasionada por esse material, que tem grande impacto no meio ambiente.

As ações do Movimento Julho Sem Plástico ocorrerão através de campanhas provenientes de instituições de ensino, associações ligadas ao terceiro setor, organizações não governamentais e demais entidades.

Na justificativa da lei, João Donizeti explica que o movimento teve início em 2011 através de uma proposta do Earth Carers Waste Education, que se popularizou ao redor do mundo e faz um apelo para a população evitar ao máximo o material descartável durante o mês de julho.

Segundo pesquisas, em 2018, 120 milhões de pessoas de 177 países participaram do movimento. Isso significou que, em média, as famílias reduziram 76 kg do lixo doméstico por ano, 18 kg de embalagens descartáveis e 490 milhões de quilos de resíduos plásticos foram evitados.

Ainda segundo a justificativa da lei, calcula-se que, anualmente, 12,7 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos, o que fará com que, em 2050, o mar terá mais plástico do que peixes.