31/10/2022 09h47
atualizado em: 31/10/2022 09h45
Facebook

Criado através de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e o Rotary Club, a defesa da reativação do programa foi objeto de requerimento

Criado em 1997, com o objetivo de combater a desnutrição infantil, o Programa Nutrir, realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e o Rotary Club, atendia cerca de 1.800 pessoas cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em entidades beneficiadas. Por meio de requerimento aprovado em sua última sessão ordinária, na quinta-feira, 14, a Câmara Municipal solicita informações ao Executivo sobre possível interesse da Prefeitura em retomar o programa.

Tendo chegado a produzir cerca de 57 mil litros de bebida láctea à base de soja por mês, além de cerca de 3 mil quilos mensais de farinha múltipla enriquecida, segundo dados do requerimento, o Programa Nutrir beneficiava crianças com idade superior a um ano, gestantes, adultos e idosos. Esses alimentos eram fornecidos com a devida orientação médica. 

Em 2006, a Prefeitura de Sorocaba inaugurou as novas instalações da sede do Programa Nutrir, visando à ampliação da produção de leite de soja e da multimistura, sob supervisão da Secretaria de Saúde. Para tanto, o programa passou a contar com novos equipamentos, entre eles, uma “vaca mecânica”, tendo como parceiro o Rotary Club Manchester. 

Ainda de acordo com o requerimento, o Programa Nutrir muito contribuiu para o combate à desnutrição infantil em Sorocaba e, em razão disso, a Câmara Municipal, por meio do documento, indaga ao Executivo se existe estudo da atual administração com o objetivo de retomar o programa. Em caso positivo, também indaga qual o prazo para essa retomada e qual foi a destinação dos equipamentos adquiridos para implantá-lo.