31/10/2022 09h57
atualizado em: 31/10/2022 09h55
Facebook

O objetivo é mostrar a história e o funcionamento do Poder Legislativo para os alunos das escolas que visitam à Casa e demais visitantes

A Câmara Municipal de Sorocaba, através da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Comunicação Institucional da Casa, instituiu, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 11, o “Roteiro Educador” em suas dependências, com o objetivo de mostrar aos estudantes que visitam o Legislativo, bem como aos demais visitantes, como funciona o Parlamento, quais os setores que o compõem e qual o seu papel nos destinos da cidade. O evento integra as celebrações dos 368 anos de Sorocaba.

Os alunos e alunas da Escola Estadual José Quevedo, do Cajuru, orientados pela professora Valquíria, juntamente com a professora Katy, e os alunos do Lar Casa Bela, orientados pela professora Carolina, participaram da solenidade de instituição do Roteiro Educador, que, além de explicar o funcionamento do Legislativo, também traz aspectos da história da Câmara Municipal – instalada em 1661, por iniciativa de Baltazar Fernandes – e da história de Sorocaba. São 20 pontos, com imagens e áudios, que podem ser acessados pelo celular, através do Código QR (do inglês “Quick Response”, que significa “resposta rápida”).

Segundo o secretário de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas, o Roteiro Educador, além de atender estudantes interessados em conhecer a história de Sorocaba e da Câmara Municipal, também envolve os populares que visitam o Legislativo sorocabano. “Esse tour apresenta curiosidades e funcionamento detalhado do poder Legislativo. Com toda a certeza, é um dos trabalhos mais significativos desenvolvidos por nossa Escola do Legislativo”, afirma.

Diretor da Escola do Legislativo, Anderson Santos explicou que a implantação do Roteiro Educador nasceu da necessidade de sistematizar a recepção aos alunos das escolas públicas e privadas do município que, frequentemente, visitam a Casa, na expectativa de conhecer de perto o trabalho do Poder Legislativo municipal.

“Recebemos muitos pedidos de escolas que querem trazer seus alunos para conhecer a Câmara Municipal. Esses estudantes sempre foram bem-recebidos e conheciam o plenário e as dependências da Casa, mas não havia uma sequência pedagógica nessas visitas. Agora, elas passam a ser sistematizadas pelo Roteiro Educador”, afirma Anderson Santos.

O “Roteiro Educador” se divide em 20 pontos situados nas dependências da Câmara de Sorocaba, contando um pouco da história da cidade, através de obras, fotos e outros materiais, além de explicar os setores e funções da Câmara. Trata-se de um áudio-guia, acionado através do Código QR, por meio do aparelho celular de cada visitante. O QR também dá acesso a um texto idêntico ao áudio, facilitando o acesso aos deficientes visuais.

O diretor da Escola do Legislativo ressalta que, a exemplo dos demais projetos desenvolvidos pela escola, também esse foi feito sem nenhum custo para a Câmara Municipal, uma vez que o Roteiro Educador foi montado com o trabalho dos próprios servidores de vários setores da Casa, como o Design Gráfico, TV, Rádio, Cerimonial e Imprensa, entre outros, que gravaram os áudios e contribuíram com aspectos da implantação do roteiro.