Vereador solicita dados sobre restauração do Casarão de Brigadeiro Tobias, Museu da Estrada de Ferro, Museu Histórico e Barracão Cultural
Com o objetivo de levar ao conhecimento público o estágio atual dos processos de restauração de equipamentos históricos de Sorocaba, foi aprovado na sessão passada da Câmara Municipal um requerimento que solicita informações sobre os seguintes patrimônios culturais da cidade: Casarão de Brigadeiro Tobias, Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, Museu Histórico Sorocabano e Barracão Cultural.
Enfatizando que “a pauta artística e cultural, na qual se insere o patrimônio histórico, é de extrema importância para a lapidação humanística das pessoas”, o autor do requerimento observa que algumas obras de restauração tiveram início em março deste ano, mediante contrato com o Estúdio Sarasá, empresa vencedora da licitação.
Ainda segundo o requerimento, para a realização das obras, houve um repasse de R$ 749.989,98 da Caixa Econômica Federal (por meio de convênio firmado com o Ministério do Turismo), com uma contrapartida de R$ 488.907,48 da Prefeitura Municipal de Sorocaba.
Em razão disso, o vereador faz uma série de indagações à Prefeitura de Sorocaba quanto ao estágio em que se encontram essas obras de restauração, indagando qual o cronograma de execução das obras; a partir de que prédio elas tiveram início; em que fase está a restauração de cada patrimônio e se algum já foi concluído; e se há algum trabalho de restauração que esteja atrasado. Neste último caso, indaga quais os motivos do atraso.
Também está sendo questionada, especificamente, a situação do Casarão de Brigadeiro Tobias, que, segundo o autor do requerimento, tem sido vandalizado. Levando em conta que os próprios em processo de restauro estão sob a guarda da empresa vencedora da licitação, o vereador quer saber que medidas estão sendo tomadas para evitar invasões, furtos e outras formas de depredação.