31/10/2022 10h13
atualizado em: 31/10/2022 10h11
Facebook

A Lei 12.646, de 19 de setembro de 2022, foi publicada no Jornal do Município e tem como objetivo incentivar as artes marciais

Fica instituído, no âmbito do Município de Sorocaba, o mês “Julho Faixa Preta”, como campanha de conscientização e popularização das artes marciais. É o que estabelece a Lei 12.646, de 19 de setembro de 2022, publicada no Jornal do Município.

São objetivos do mês “Julho Faixa Preta”: promoção de palestras nas escolas, eventos e atividades educativas com foco nas artes marciais e veiculação de campanhas nas diversas mídias, disponibilizando à população informações sobre os benefícios relacionados às artes marciais. 

As atividades previstas também poderão ser realizadas, de forma facultativa, pela sociedade civil e pela iniciativa privada, também com o objetivo de fomentar a prática das artes marciais, como meio de aperfeiçoamento do corpo e da mente.

Na justificativa da lei, o autor salienta que as artes marciais são um conjunto de técnicas de luta individual, como Kung Fu, Caratê, Judô, Aikido, Jiu-Jitsu, Muay Thai e Taekwondo, com origem no Extremo Oriente. Inicialmente guerreiras, tornaram-se, posteriormente, desportivas.

O autor enfatiza, ainda, que, como forma de exercício físico, as artes marciais potencializam o desenvolvimento equilibrado de todas as partes do corpo, como a flexibilidade das articulações, a postura correta da coluna vertebral, o controle da respiração, o relaxamento e fortalecimento dos músculos. Também permite alcançar disciplina e desenvolver reflexos, sendo também um processo eficaz de formação moral.