Por iniciativa do vereador Cristiano Passos (Republicanos), foram homenageados os atletas Lucas Lolata e Jéssica Prado Afonso
Os lutadores de artes marciais Lucas Lolata e Jéssica Prado Afonso foram homenageados com a Medalha do Mérito Esportivo “Newton Corrêa da Costa Júnior (Campineiro)” em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de terça-feira, 28, no plenário da Casa. A iniciativa da homenagem foi do vereador Cristiano Passos (Republicanos), que ressaltou os serviços prestados pelos homenageados a Sorocaba, especialmente através do esporte.
Além do vereador Cristiano Passos (Republicanos), que presidiu a solenidade, a mesa de honra da sessão solene foi composta pelo secretário da Fazenda, Marcelo Regalado; o secretário de Segurança Pública, Alexandre Caixeiro; e representando o secretário de Esportes, Luiz Henrique Galvão, Silmara Abdalla. A sessão solene contou com apresentações musicais de Natália Rolim.
O vereador Cristiano Passos, ao saudar os homenageados, defendeu a casa do esporte. “Infelizmente, temos poucos defensores da causa do esporte, assim como da causa do idoso. Eu defendo essas duas causas, entre outras, porque sei que elas falam de vidas e história”, afirmou o vereador, observando que, desde 1999, fazendo trabalho social nas igrejas, percebeu a importância do esporte no sentido de conduzir os jovens para o bom caminho.
Dados dos homenageados – Natural de Sorocaba, onde nasceu em 8 de abril de 2004, Lucas Lolata é filho de Marcos Roberto Lolata Junior (professor) e Monica Fernanda Bofe (enfermeira). Foi iniciado no esporte desde pequeno, acompanhando o pai, Marcos Lolata, que é lutador nos treinos e campeonatos. A vasta experiência profissional de seu pai Marcos Lolata em artes marciais levou-o a treinar o filho Lucas Lolata para os ringues.
Em 2010, com 6 anos de idade, Lucas começou a treinar caratê por alguns meses, mas parou. Em 2012, aos 8 anos, começou a treinar jiu-jitsu, mas também acabou parando. Em 2015, seu pai inaugurou o Studio Atena, ocasião em que Lucas, que contava com 11 anos de idade, começou a treinar kickboxing juntamente com seu pai. Em 2018, aos 14 anos, Lucas fez sua primeira luta, conseguindo uma vitória e, desde então, não parou com os treinos, consagrando-se campeão brasileiro de kickboxing, entre várias outras vitórias.
Natural de Sorocaba, onde nasceu em 18 de Abril de 1995, Jéssica Prado Afonso é filha de Marlene Fitipaldi (aposentada e dona de casa). Em 2016, ao completar 21 anos, começou a treinar Muay Thai no Studio Atena, com o técnico e educador físico Marcos Lolata. Em 2018 migrou para o treinamento funcional e, no final de 2019, interessou-se pela modalidade do esporte de Levantamento de Peso Olímpico.
Participou de algumas competições e, entre outras conquistas, foi campeã do lpochampionship2022, uma das competições mais importantes do Estado de São Paulo no Levantamento Olímpico. Também venceu na categoria até 64 quilos (peso corporal) atingindo uma marca total de 146 quilos levantados. Além de atleta, Jéssica é graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade de Sorocaba (Uniso), na turma de 2019, e atualmente trabalha SCA Santiago Consultoria Ambiental como assistente técnica ambiental.
A sessão solene foi transmitida ao vido pela TV Câmara e poderá ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).