01/03/2023 12h10
atualizado em: 01/03/2023 12h11
Facebook

Giovanna Segate destacou a implantação do projeto “Câmara sem Papel” e de protocolo virtual, desenvolvido por conta da pandemia

O primeiro “Resenha Política” de 2023 recebeu nesta quarta-feira, 1, a publicitária e assessora da presidência do Legislativo, Giovanna Segate. No programa da Rádio Câmara, conduzido por Fábio Mascarenhas e Lincoln Salazar, foram abordados os processos de protocolo, tramitação e armazenamento de proposituras no Legislativo e o trabalho dos setores de expediente e arquivo. 

A assessora lembrou seu ingresso na Casa, onde iniciou seu trabalho no arquivo, lembrando que o setor armazena documentos da Câmara desde a década de 1950. Em seguida, participou da criação do protocolo virtual, implantado durante a pandemia, quando houve a necessidade de trabalho remoto. 

A entrevistada também destacou o aumento da produção legislativa nesse ano – com mais de 3600 proposituras já protocoladas. “Esse ano estourou de documentação, com muito mais documentos que nos anos em que estou aqui. São muitas indicações, tanto que o pessoal do protocolo está tendo muito mais trabalho nesse comecinho de ano”, ressaltou. 

A assessora citou a importância da implantação do Projeto “Câmara sem Papel”, no mandato do presidente Cláudio Sorocaba. Destacou ainda que a Casa está passando por uma transição onde as respostas de requerimentos e indicações não estão mais sendo impressas, diminuindo ainda mais a quantidade de papel.

O secretário Fábio Mascarenhas frisou que, apesar do grande fluxo de trabalho, o setor de expediente da Casa conta com poucos funcionários. “A mágica é trabalhar dobrado em véspera de sessão e se dedicar bastante. As vezes temos uma sessão com 100 indicações, mas, na primeira, por exemplo, foram duas mil”, afirmou.

A entrevista completa com a assessora Giovanna Segate está disponível nas redes sociais do Legislativo.