Vereadora falou sobe propostas e projetos durante o programa ”Bate-papo com Vereadores”
A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) participou, na tarde desta terça-feira, 19, do programa “Bate-papo com Vereadores”, realizado pela TV Câmara Sorocaba. Na entrevista, conduzida pelo jornalista Carlos Garbo, a parlamentar falou sobre a campanha eleitoral, projetos e perspectivas para o próximo mandato, além de iniciativas de combate à violência doméstica.
Mulher mais votada na história do legislativo sorocabano, a vereadora Fernanda Garcia destacou o trabalho realizado durante o mandato atual, que refletiu nas urnas durante as eleições de 2024. “Esse resultado foi um reconhecimento dos últimos anos, o nosso mandato tem tido cada vez mais credibilidade junto à sociedade, no papel de fiscalizar o Executivo e representar a classes trabalhadora em vários setores”, disse.
A vereadora citou projetos que foram desenvolvidos no mandato atual, como a lei que criou o “Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha”, celebrado dia 25 de julho, no calendário municipal. “Nós apresentamos esse projeto junto com o movimento da comunidade negra”, contou. Segundo ela, a iniciativa busca trazer a discussão sobre a qualidade de vida das mulheres que enfrentam dificuldades como preconceito e racismo. “A proposta é trazer essa mulheres para debater na Câmara, que elas possam ter espaço de voz para defender as causas em que estão atuando”, disse.
Fernanda Garcia também falou sobre Dia da Consciência Negra, combate ao trabalho infantil, a lei que obriga a divulgação do serviço disk denuncia nacional de violência contra a mulher, o programa “Maria da Penha vai à escola”, prevenção de violência doméstica contra a mulher entre outros temas, como a criação da cartilha Vire a Página, entregue pelas agentes comunitárias de saúde nas residências visitadas para informar e orientar sobre o combate à violência dentro de casa. Ela citou ocorrências em que a informação é fundamental para evitar o feminicídio. “Quando tem essas informações, muda também a forma que a mulher vai pedir ajuda, onde ela vai, e garante a sobrevivência dela e dos filhos”, disse.
O programa “Bate-papo com Vereadores” pode ser conferido na integra durante a programação da TV Câmara Soroca a etambém pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (Youtube e Facebook).