A iniciativa é do vereador e pastor Luis Santos (Republicanos), que também entregará o Título de Cidadão Emérito a Nelson Malzoni
O Dia da Bíblia, celebrado anualmente no segundo domingo de dezembro, será comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba na noite de segunda-feira, 9, no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos). Na ocasião, também será entregue o Título de Cidadão Emérito a Nelson Malzoni, presidente da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil.
Escrita ao longo de um período de cerca de 1.400 anos, entre o século XIII antes de Cristo e o século I da Era Cristã, a Bíblia foi o primeiro livro impresso na imprensa de tipos móveis de Gutenberg, no século XV, e é o livro mais distribuído e lido do mundo. Segundo a Federação Mundial das Sociedades Bíblicas, quando se leva em conta a tradução de pelo menos um de seus livros, a Bíblia já chegou a 3.610 idiomas. A Bíblia chegou a motivar a invenção de um alfabeto, o cirílico, criado por Cirilo e Metódio, no século X, com o objetivo de transcrever a Bíblia para as línguas eslavas.
O Dia da Bíblia começou a ser celebrado no Brasil ainda em meados do século XIX, mas sua comemoração ganhou impulso a partir de 1948, quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, que mantém o Museu da Bíblia em Barueri, um dos maiores do mundo em sua especialidade. Já o Dia da Bíblia, celebrado no segundo domingo de dezembro, foi instituído oficialmente pela Lei Federal 10.335, de 19 de dezembro de 2001. Também faz parte do calendário oficial de Sorocaba por intermédio da Lei 5.553, de 12 de janeiro de 1998, de autoria do então vereador Moacir Luis.
A sessão solene em comemoração ao Dia da Bíblia será transmitida ao vivo pela Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo) e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (Youtube e Facebook), nas quais ficará disponível na íntegra.