O vereador e presidente da Câmara Municipal de Sorocaba formulou a proposta por meio de projeto de lei protocolado na Casa
Os alunos das escolas públicas municipais e estaduais de Sorocaba poderão vir a contar com o Programa “Conhecendo Nossa Cidade” com o objetivo de promover, entre as novas gerações, o conhecimento e a valorização do patrimônio histórico, cultural e natural de Sorocaba, bem como incentivar o pertencimento e o engajamento dos estudantes com o município. É o que propõe o vereador Luis Santos (Republicanos), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, por meio de projeto de lei protocolado na Casa.
“Ao promover o aprendizado prático e vivencial acerca da riquíssima historiografia sorocabana, o Programa pretende não apenas enriquecer o conteúdo pedagógico das escolas, mas também fortalecer a identidade local e incentivar o respeito e o cuidado com o patrimônio e o meio ambiente da cidade”, afirma Luis Santos na justificativa do projeto de lei.
Cultura e história – As atividades do programa serão realizadas durante o ano letivo, preferencialmente em dias úteis, com a participação de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas municipais e estaduais, sendo organizadas em parceria com as direções das unidades escolares. “Será uma forma de promover o conhecimento da história e da cultura de Sorocaba, proporcionando aos alunos uma vivência educativa sobre o patrimônio histórico e cultural da cidade”, enfatiza Luis Santos, citando uma dos objetivos do projeto de lei.
Desenvolver o sentimento de pertencimento e identidade local entre os alunos; incentivar a conscientização ambiental; proporcionar a integração dos alunos com a comunidade e seus espaços públicos e criar oportunidade para os alunos vivenciarem a história e a cultura de Sorocaba por meio de visitas a pontos turísticos e culturais da cidade também estão entre os objetivos do programa, cujas diretrizes também envolvem integração escolar, parcerias interinstitucionais, acessibilidade e inclusão, metodologia participativa, atenção ao meio ambiente e envolvimento da comunidade.
“Acreditamos que este projeto será um importante instrumento de formação cidadã, incentivando a reflexão sobre o espaço urbano e o papel de cada um na construção de uma cidade mais sustentável e consciente”, enfatiza Luis Santos ao justificar seu projeto de lei.