O vereador e presidente da Câmara Municipal sugere ao Executivo, por meio de requerimento protocolado na Casa, a instalação do sistema na cidade
O vereador Luis Santos (Republicanos), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, sugere ao Executivo a instalação do sistema antiapagão nos semáforos de Sorocaba. “Esse sistema é uma tecnologia utilizada para evitar apagões e garantir a segurança no trânsito durante interrupções no fornecimento de energia elétrica”, explica Luis Santos.
Autonomia, comunicação sem fio, sensor de movimento e iluminação de LED são características do sistema antiapagão, segundo o vereador Luis Santos, uma vez que o sistema funciona com baterias recarregáveis ou painéis solares e promove um gerenciamento inteligente dos semáforos, permitindo atualizações remotas e dispondo de um sensor de movimento que detecta veículos e pedestres para otimizar o tráfego.
“Entre as vantagens desse sistema, podemos enumerar o uso eficiente de energia, a redução de acidentes, a melhoria da mobilidade urbana e mais facilidade de manutenção, pois o sistema permite diagnósticos remotos e atualizações, além de ser resistente a temperaturas extremas e umidade”, enfatiza Luis Santos, observando que algumas cidades brasileiras já implantaram o sistema, como São Paulo, onde há mais de mil semáforos instalados, Rio de Janeiro e Curitiba.
Para o presidente da Câmara de Sorocaba, a implantação do sistema antiapagão na cidade iria evitar ocorrências de apagamento dos semáforos durante temporais, que comprometem a segurança viária e aumentam o risco de acidentes, especialmente em cruzamentos e vias de grande fluxo de veículos e pedestres.
Em seu requerimento, Luis Santos solicita ao Executivo que a instalação do sistema ocorra ao menos em pontos críticos da cidade, com intuito de aumentar a segurança no trânsito e minimizar os riscos de acidentes.