09/01/2025 11h10
atualizado em: 09/01/2025 14h20
Facebook

Para o vereador, trata-se de uma proposta visionária que coloca Sorocaba no caminho da inovação e da sustentabilidade

“Creio que Sorocaba avança mais um passo rumo ao futuro com a aprovação da minha emenda que insere o Plano de Cidades Inteligentes no Plano Diretor para o decênio 2024-2034.” Quem faz essa afirmação é o vereador Ítalo Moreira (União Brasil), para quem sua proposta coloca o município em destaque como “uma referência de modernidade, sustentabilidade e eficiência administrativa no Brasil”.

Segundo Ítalo Moreira, o Plano de Cidades Inteligentes propõe a adoção de tecnologias avançadas para aprimorar a qualidade de vida, otimizar recursos e promover o desenvolvimento sustentável em Sorocaba. Suas principais diretrizes incluem: monitoramento ambiental, com sistemas para rastreamento em tempo real da qualidade do ar, recursos hídricos e emissões de carbono, além de soluções inovadoras na gestão de resíduos sólidos.

Também prevê gestão de mobilidade urbana, integrando o transporte público com tecnologia digital, redução de congestionamentos e incentivo à mobilidade ativa, além de infraestrutura para veículos elétricos e ciclovias inteligentes. Outra diretriz é a integração digital dos serviços públicos por meio da criação de plataformas que conectem os cidadãos aos serviços municipais de forma acessível e transparente, além de Wi-Fi gratuito em espaços públicos e aplicativos para gestão participativa em tempo real.

Impactos positivos – “Sorocaba enfrenta desafios crescentes relacionados a urbanização, mobilidade e sustentabilidade. O Plano de Cidades Inteligentes traz soluções eficazes e inovadoras, alinhadas às melhores práticas globais e as que tratam de cidades sustentáveis e inovação”, afirma vereador Ítalo Moreira, elencando diversos impactos positivos da proposta para a população, como sustentabilidade, qualidade de vida, economia e inovação. Para ele, a medida atrairá investimentos tecnológicos, geração de empregos qualificados e incentivo ao empreendedorismo local.

“Além disso, a conectividade universal fortalece a cidadania ativa e torna os serviços públicos mais transparentes e eficientes, economizando recursos e otimizando a gestão municipal”, argumenta Ítalo Moreira. “As Cidades Inteligentes são o futuro da gestão urbana, e Sorocaba está pronta para liderar essa transformação. A minha emenda não apenas moderniza a administração pública, mas também inspira um futuro mais conectado, eficiente e sustentável para todos os moradores da cidade”, salienta o vereador, ressaltando sua emenda se insere numa visão estratégica de cidade.

(Assessoria do vereador Ítalo Moreira/União Brasil)