A iniciativa foi motivada pela divulgação de um vídeo pela imprensa local.
O vereador Raul Marcelo (PSOL) apresentou, nesta quinta-feira (30), uma denúncia ao Ministério Público Eleitoral de São Paulo contra o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), por crime eleitoral. A iniciativa foi motivada pela divulgação de um vídeo pela imprensa local.
“No vídeo, divulgado pelo portal PORQUE, Manga aparece ao lado de Carlos Péper, então candidato a vereador e primeiro vice-presidente do Solidariedade. Na gravação, Péper afirma que até o sexto colocado entre os candidatos a vereador de cada partido aliado teria espaço garantido na administração municipal caso Manga fosse reeleito”, explica o parlamentar.
Para Raul Marcelo o vídeo, registrado durante a campanha eleitoral e divulgado recentemente, “reforça as suspeitas sobre a pressa do prefeito de Sorocaba em aprovar a criação de 75 novos cargos de indicação política, um rombo de quase R$ 100 milhões no Orçamento da Prefeitura de Sorocaba nos próximos quatro anos, já nos primeiros dias de janeiro”.
No entendimento do vereador, a conduta relatada configura crime eleitoral. “A população de Sorocaba merece um processo eleitoral justo e transparente, no qual a escolha dos representantes seja feita de maneira livre e democrática, sem influências indevidas ou abusos de poder. As imagens evidenciam a promessa de Manga de dar cargos em troca de apoio político e votos durante as eleições de 2024”, afirma Raul Marcelo.
(Assessoria de Imprensa – vereador Raul Marcelo – PSOL)