O vereador também falou das ações administrativas na Casa e sobre o recorde de produtividade dos vereadores
O protagonismo da Câmara Municipal no contexto social de Sorocaba, o recorde de produtividade no primeiro mês do ano legislativo e medidas administrativas, como a reativação da Sala de Imprensa, que homenageou a memória do jornalista José Roberto Ercolin, foram algumas das questões abordadas pelo vereador Luis Santos (Republicanos) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã de quinta-feira, 6, antes da sessão ordinária. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o vereador também falou sobre seus projetos de lei em tramitação.
“Tem sido uma experiência intensa presidir o Legislativo sorocabano, quase como a sensação de quem dirige carros de Fórmula 1. Os pilotos desses carros já saem da linha de partida acelerando ao máximo, a 300 quilômetros por hora, e foi mais ou menos assim que iniciamos nossos trabalhos desde o dia 2. Tem sido um ritmo forte, atendendo a uma série de necessidades da Casa e dialogando muito com os munícipes e entidades”, afirmou o presidente da Casa, que também explicou o Projeto “Câmara em Ação”, que prevê a “Câmara Itinerante”, indo até os bairros.
Sala de imprensa – Luis Santos conta que, já no primeiro mês de mandato da nova Mesa Diretora, conseguiu implementar várias melhorias estruturais na Câmara, como as que foram feitas na parte elétrica da Casa, além de promover cursos de boas práticas legislativas. “Tivemos uma reunião com os vereadores para alinhar uma série de ações, como a inauguração da sala de imprensa. E estamos trabalhando na construção do ‘Plenarinho’ e na questão dos veículos da Casa, que estão no limite do funcionamento”, conta.
O presidente da Casa conta que a inauguração da Sala de Imprensa, que homenageia a memória do jornalista José Roberto Ercolin, foi um de seus primeiros compromissos na campanha para a presidência da Casa. “Sempre achei que a imprensa merece um espaço apropriado, um local onde seus profissionais de imprensa pudessem trabalhar e descansar. E a homenagem ao Ercolin é mais que merecida, ele é um ícone da comunicação na região”, afirma Luis Santos, acrescentando que também foi feito um grande esforço, no início do ano, para reorganizar os 25 gabinetes.
Papel do Legislativo – Para o presidente da Câmara, é fundamental que o Legislativo assuma seu papel de protagonismo na cidade. “Muitos acham que a Câmara integra a Prefeitura, não compreendem que o Legislativo tem um papel distinto e relevante”, afirma Luis Santos. “É interessante notar que, embora celebremos muitas coisas na cidade, não costumamos comemorar a instalação da Câmara Municipal, que ocorreu há 364 anos, em 3 de março de 1661. Neste ano será diferente e vamos resgatar esse marco histórico, preparando uma celebração que incluirá um ato cívico e uma exposição sobre os ex-presidentes da Casa”, adianta.
O presidente da Casa destacou que, apenas no mês de janeiro, quando não há sessões ordinárias, a Câmara bateu recorde de produtividade, com a apresentação de mais de 1.800 proposituras, projetos, requerimentos, indicações e ofícios encaminhados ao Executivo, estabelecendo um recorde histórico. Por fim, Luis Santos discorreu sobre projetos de lei de sua autoria que estão tramitando na Casa. Um deles concede prioridade de matrícula nas escolas municipais para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica. Outro projeto de sua autoria pretende promover o conhecimento dos pontos históricos da cidade, por meio de um ónibus turístico, através do Programa City Tour.