07/02/2025 12h18
Facebook

Para vereadora, obras de combate ás enchentes e diminuição das filas na saúde devem ser prioridades do governo municipal

Meio ambiente, proteção à mulher, habitação e terceirizações na saúde e educação foram alguns dos temas abordados pela vereadora Iara Bernardi (PT) no “Bate-Papo com os Vereadores” da TV Câmara. No programa conduzido por Carlos Garbo na manhã desta sexta-feira, 7, a parlamentar também discorreu sobre a situação da saúde pública no Município. 

Professora e bióloga de formação e ex-deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores, Iara Bernardi está em seu sexto mandato como vereadora em Sorocaba. Na nova Legislatura, foi eleita presidente da Comissão da Inclusão da Pessoa com Deficiência e também integra a Comissão de Meio Ambiente. 

Em uma das primeiras ações do novo mandato, Iara Bernardi está convocando uma audiência pública para debater a proposta de construção da marginal direita na Avenida Dom Aguirre. A vereadora reforça que a área de várzea do Rio Sorocaba, que é represado, está toda ocupada e não há como a água se espraiar, intensificando as inundações. “Sorocaba se tornou hoje uma ilha de calor. Com tanta impermeabilização do solo, os alagamentos, as inundações e as enchentes vão ocorrer regularmente, então, penso que essas obras são prioritárias”, afirmou.

A parlamentar ressaltou que grandes cidades em países desenvolvidos estão retirando as vias que margeiam os rios e construindo parques. “É uma proposta muito antiga, a construção da marginal direita, mas eu acho que ela é totalmente inadequada. Hoje precisamos nos afastar e proteger o rio. Essa é a minha concepção e de muitas pessoas que estarão na audiência pública”, declarou. O debate, que deverá ocorrer na noite do dia 12 de fevereiro, será aberto à toda a população e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Sorocaba.

Como membro da Comissão de Meio Ambiente, a parlamentar também é coautora da lei, aprovada na Casa, que busca coibir o barulho de escapamentos de motocicletas e que proíbe a comercialização ou instalação de dispositivos que intensificam potencialmente o ruído. “Já notei que, com a aprovação desse projeto, houve uma diminuição grande desse barulho, que é uma demanda grande da população, principalmente dos mais idosos”, afirmou. 

Protege Mulher – Durante a entrevista, a vereadora Iarafalou sobre sua visita à Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização da Guarda Civil Municipal de Sorocaba para conferir as seis novas viaturas recebidas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Governo Federal, destinadas ao atendimento de ocorrências do programa “Protege Mulher”.

A parlamentar ressaltou que o tema de proteção à mulher deve preocupar a todos. “A parte positiva é que nós teremos estrutura na guarda municipal. Cem homens e mulheres estão sendo treinados, mais as seis viaturas do Protege Mulher, do governo do presidente Lula, o que é positivo. Mas, nós queremos que os índices de violência diminuam. Temos que ter uma estrutura maior de discussão no Município”, afirmou. A vereadora também vem lutando pela implantação na cidade de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, que reúne todos os equipamentos de proteção à mulher.

Habitação foi outro tema abordado no bate-papo, quando a vereadora falou sobre a Ocupação Santa Rosa, que é foco de requerimento da parlamentar ao Executivo. O núcleo habitacional teve início em agosto de 2018, inicialmente contando entre 40 e 60 moradias. “É um loteamento que começou a ser construído pela iniciativa privada, totalmente errado, com problemas ambientais seríssimos, ficou lá e está na justiça até hoje. Durante o período eleitoral foi prometido muita coisa para aquele pessoal e é o que estamos cobrando”, ressaltou. 

Terceirizações – Iara Bernardi defendeu que as duas novas unidades básicas de saúde que estão sendo implantadas na cidade, em parceria com o Ministério da Saúde, sejam lotadas com profissionais concursados, lamentando, ainda, que as sete novas creches instaladas, sejam terceirizadas. “São entregues para entidades sociais e os salários pagos para os profissionais da educação nessas creches, que são públicas, financiadas pelo Ministério da Educação, são miseráveis. Não pagam para os professores nem o piso salarial nacional”, lamentou. 

A parlamentar discorreu, ainda, sobre a aprovação, em sessões extraordinárias, de autorização para que a Prefeitura contraia novos empréstimos. Iara lembrou que cada uma das licitações para obras com o financiamento externo deverá ser autorizada pela Câmara. “Foi uma trava que nós colocamos, porque não se pode dar carta branca para um empréstimo de R$ 1 bilhão”, ressaltou. 

Por fim, a vereadora falou sobre a precariedade no atendimento à saúde, criticando a falta de convênio do Município com o Banco de Olhos e as filas por consultas e procedimentos. “O problema da saúde é o mais dramático, com mais de 110 mil pessoas esperando uma consulta ou uma cirurgia”, frisou. A entrevista de Iara Bernardi ao programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara, foi transmitida também pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (Facebook e YouTube), nas quais ficará disponível na íntegra.