O vereador Fábio Simoa (Republicanos) protocolou um requerimento solicitando à Secretaria da Saúde a distribuição de repelentes nas unidades de saúde para os grupos prioritários. Devido o período de chuvas, existe o agravamento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, por conta do acúmulo de água parada.
Conforme orientação do Ministério da Saúde desde 2017, a distribuição desses repelentes nas unidades básicas de saúde para grupos prioritários foram realizadas em todo o país. Segundo relatos de moradores do município, no momento não são distribuídos para os grupos prioritários que incluem gestantes, idosos e deficientes.
No ano passado foram registrados, entre janeiro a junho, mais de 38 mil casos de dengue na cidade de Sorocaba, segundo a Secretaria de Saúde, com 26 mortes e decreto de situação de emergência na cidade.
Fábio Simoa ressalta que entre as orientações para prevenção da doença estão tampar caixas d’água e ralos não são usados regularmente, descartar de forma correta copos plásticos e tampinhas de garrafa, além dos cuidados com vasos de plantas e orientação nas escolas e campanhas para conscientização.
(Assessoria de Imprensa – vereador Fábio Simoa/Republicanos)