O vereador Dylan Dantas (PL) quer saber se o corte de cuidadores ocorre de forma pontual ou de forma generalizada
Ressaltando a importância da inclusão e do atendimento adequado às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de ensino, o vereador Dylan Dantas (PL) questiona o Executivo sobre possível corte de cuidadores nas escolas municipais e que as mães estariam sendo orientadas a procurar a Defensoria Pública para solucionar a questão. O vereador faz os questionamentos por meio de requerimento destacado e aprovado em plenário na sessão ordinária desta quinta-feira, 14.
“Nesse início de ano escolar, recebi reclamações de diversos pais e mães de alunos autistas de que não há cuidadores nas salas de aulas das escolas municipais, mas, para ser justo, não deve ser um problema generalizado, pois há pais que dizem que na escola de seus filhos há cuidadores. Então, o objetivo do nosso requerimento é saber se o problema é generalizado ou pontual”, afirmou Dylan Dantas na tribuna.
Em seu requerimento, o vereador indaga ao Executivo se procede a informação de que os cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro Autista foram cortados da rede municipal de ensino e se é verdadeira a informação de que as mães das crianças afetadas estão sendo orientadas a buscar a Defensoria Pública para resolver a questão. O vereador indaga se existe alguma previsão para a retomada dos cuidadores nas escolas municipais, caso contrário, qual a alternativa proposta pelo Poder Executivo para suprir essa necessidade.
Dylan Dantas ressaltou que, ao longo de seus quatro primeiros anos de mandato na Câmara, foi procurado por muitas professoras que estão com depressão. “Há caso de dois, três, quatro autistas na mesma sala e professora não consegue lidar com toda a sala e também com esses alunos, então acabam passando por um estresse muito grande. Algumas estão afastadas, outras com depressão. Então, nós temos que pensar nos alunos e precisamos de cuidadores com formação contínua e motivacional”, afirmou Dylan Dantas, cujo requerimento foi amplamente discutido em plenário.